Professora Adjunta do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Maranhão desde 2015, Mestre e Doutora em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Na graduação, realizou intercâmbio acadêmico na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madri - ETSAM, Universidade Politécnica de Madrid - UPM como bolsista do programa Erasmus Mundus.
Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo. Na UFMA atua nas disciplinas de desenho para engenharias e sistemas de transportes, orientando trabalhos de monografia nas áreas de projeto de arquitetura, mobilidade urbana e acessibilidade. Além de integrar os projetos de pesquisa "Proposta para Ordenamento Territorial em Alcântara MA", de extensão "Engenharia cidadã: Propostas de soluções técnicas para os problemas de engenharia civil e ambiental em comunidades carentes", e ser vice coordenadora do projeto "Conservando nossa história edificada: inspeção e diagnóstico de edifícios históricos da cidade de São Luís".
O Uso de Acessibilidade como Ferramenta do Planejamento de Transportes
O conceito de acessibilidade pode ser utilizado como uma ferramenta para mensurar as atividades realizadas na cidade, sendo capaz de identificar padrões de acesso a diferentes lugares e distintos grupos sociais. É importante entender diferenças nos níveis de acessibilidade para definir os processos de planejamento urbano e avaliar as políticas públicas existentes, para que as intervenções no transporte e uso do solo possam ser elaboradas considerando as diferenças sociais, mitigando as desigualdades no acesso as distintas atividades disponíveis nas cidades. Nos últimos anos, esta tem sido a principal ferramenta no uso do planejamento de transportes, atuando como um termômetro da eficácia das políticas urbanas.
Auditório do BICT Palestra O Uso da Acessibilidade como Ferramenta do Planej. de Transportes - Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz - 31/10/2024 15:21 - 15:40