Principal
APRESENTAÇÃO
No ano de 2023 a coordenação do curso de Educação Física inovou com a experiência exitosa do Congresso de Educação Física da Baixada Maranhense (CEFBAM), agregando valores e compartilhando experiências acerca da Educação física, saúde, esportes e lazer, proporcionando debates, discussões e troca de experiências durante três dIas de evento.
Neste sentido no ano de 2024, o Grupo de Estudos da Corporeidade - CORPORALITÁ (GECORP), vem propor um evento para interlocuções a partir das sociedades de Pinheiro e da Baixada Maranhense, com a comunidade cietífica, acerca de temas voltados para as práticas corporais, a saúde, a cultura a sustentabilidade, que promova outros diálogos pertinentes à Educação Física e suas áreas correlatas.
Com a política de uma aprendizagem continuada, o GECORP tem o objetivo de promover, a cada dois anos, uma semana de palestras, cursos, visitas e ações voltadas para os alunos e profissionais da Educação Física e outras áreas do conhecimento, através da I JORNADA DE CORPOREIDADE CULTURA E SUSTENTABILIDADE (JOCCS). O evento busca complementar as experiências promovidas pelo CEFBAM, evento que se propõe a acontecer bienalmente, se colocando em intervalo do evento existente, acontecendo em anos pares, complementando as propostas, discussões e experiências promovidas pelo CEFBAM. Logo, este evento tem também como finalidade complementar à formação profissional do graduando e demonstrar as atividades exercidas em cada área de formação no mercado de trabalho, possibilitando aos participantes uma interação com as ações e novidades tecnológicas na ocupação profissional.
O grupo de estudos da Corporeidade Corporalitá (GECORP).é um grupo de pesquisas criando em 2017, junto à coordenação do curso de Educação Física o Centro de Ciências de Pinheiro/UFMA, com o objetivo principal de desenvolver atividades científicas, acadêmicas e extensionistas, acerca de temas inerentes à Educação Física, centradas no corpo, educação, cultura, desenvolvimento humano e social sustentável, e saúde, no contexto da comunidade de Pinheiro e da Baixada Maranhense.
OBJETIVO
Possibilitar aos acadêmicos e profissionais da Educação Física e área afins a oportunidade de complementar sua formação nas áreas propostas; Conhecer as evoluções técnico científicas, além de possibilitar a integração com centros de pesquisa e mundo do trabalho; Envolver profissionais e acadêmicos, em contato direto com pesquisadores de referência, regionais, nacionais e internacionais, implicados nas discussões mais atualizadas sobre as temáticas propostas, assim como a possibilidade de conhecimento e participação em projetos de pesquisa e ou outras atividades correlatas; Integrar estudantes, profissionais, professores, pesquisadores e extensionistas, de várias regiões e territórios, através do intercâmbio de conhecimentos e informações; Estabelecer uma diálogo direto dos conhecimentos cientificamente produzidos pela universidade com a sociedade e com as produções de conhecimento local; Proporcionar um diálogo entre os profissionais locais, como professores, profissionais de saúde, produtores de cultura, produtores rurais, ambientalistas, entre outros, e os conhecimentos produzidos pelo mundo acadêmico, em prol do desenvolvimento local e científico de forma bilateral e interdisciplinar; Promover a integração entre universidade, academia e comunidade, proporcionando um espaço de contrução coletiva de saberes e desenvolvimento.
JUSTIFICATIVA
A baixada maranhense é uma macrorregião do estado do Maranhão, localizada na região do Golfão Maranhense, cortada pelos rios Pindaré, Grajaú, Mearim e principalmente o rio Pericumã. Tem sua economia centrada principalmente na pesca e na agricultura, com a maior parte da população, residente em áreas rurais. Uma região que possui um ambiente riquíssimo em recursos naturais e cultura. Cercada por uma grande diversidade de povos e comunidades tradicionais, com plenas possibilidades de desenvolvimento. A cidade de Pinheiro está a 113 km da capital, por via marítima e a 344 km por via terrestre, afastando a região do acesso a determinados processos de desenvolvimento. A implantação do Campus da UFMA, vem proporcionando o desenvolvimento local a partir de suas ofertas acadêmicas. Neste contexto se estabelece a importância de eventos que envolvam reflexões e divulgação de conhecimentos acerca da realidade local e suas potencialidades, que envolvam a comunidade como professores e estudantes da Educação Básica, profissionais de saúde, profissionais de meio ambiente e produtores de cultura local. Principalmente quando centrada na gestão do meio ambiente, uma vez que o uso indiscriminado dos recursos naturais representa uma preocupação atual para a sustentabilidade do planeta. Assim, vislumbra proporcionar um espaço de reflexões e debates científicos e acadêmicos, para divulgação das mais recentes tecnologias na área, além de discussões com respeito a temas importantes relacionados com as oportunidades e desafios nos campos da Educação Física, Cultura e Sustentabilidade. Justifica-se por criar espaços de integração, diálogos e reflexões entre UNIVERSIDADE x ACADEMIA e SOCIEDADE, acerca dos conhecimentos socioculturalmente construídos a partir do corpo, estabelecendo interlocuções com a o desenvolvimento da baixada maranhense. Criar espaços de reflexão crítica entre os saberes da E. Física com as relações de desenvolvimento local através de uma perspectiva interdisciplinar
O evento contará com a participação de professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área da Educação Física de instituições públicas e privadas, além da parceria com a empresa SEEL consultoria e gestão esportiva. A JOINCCS é um importante espaço de interação entre os estudantes e as novas tecnologias na área, acompanhamento de palestras, participação em debates técnicos proporcionando um importante crescimento profissional para sua formação.
**PROGRMAÇÃO
Programação |
Ter (15/04) |
Qua (16/04) |
Qui (17/04) |
||
13:00-15:00 |
Sessão Científica |
Sessão Científica |
Sessão Científica |
||
15:00-17:00 |
Oficinas 1 e 2 |
Oficinas 1 e 2 |
Oficinas 1 e 2 |
||
17:00-19:00 |
Oficinas 3 e 4 |
Oficinas 3 e 4 |
Oficinas 3 e 4 |
||
19:00-19:30 |
Solenidade e Abertura |
19:00 - 20:10
|
Mesa 1 Educação Física, Desporto e Inclusão
Palestrante 1 Itânio Silva Soares (GECORP/SEEL): Inclusão Escolar
Palestrante 2 Renê Van (Instituto Politécnico do México): Experiências no desporto olímpico
Palestrante 3 Ciro José Brito:
Mediação - Michael Jeferson |
Mesa 3 Corporeidade, Identidade e etnia
Palestrante 1 Mariana Soares (DEARTC UFMA/SEEL):
Palestrante 2 Prof. Jucilea Neres Ferreira (DEF UFMA): Jogos e brincadeira étnicos e sustentabilidade
Palestrante 3 Profa. Maria de Fátima Sousa Silva: Educação Ambiental/Comunidade quebradeira de coco.
Mediação – Itânio Silva Soares |
|
19:30-20:00 |
Conferência de Abertura A corporeidade, a Educação Física e cultura no contexto da Agenda 2030 da ONU
Prof. José Gregório Viegas Brás – Universidade Lusófona (PORT) |
||||
20:00-20:30 |
Perguntas |
20:10 - 20:20 |
Intervalo |
Intervalo |
|
20:30 – 21:00 |
Coffee Break |
20:20 - 21:20 |
Mesa 2 Corporeidade, Saúde e Sustentabilidade
Palestrante 1 - Prof. Bruno Dias (UEMA): Cultura contra hegemônica, soberania alimentar e sustentabilidade
Palestrante 2 - Prof. Alex Fabiano Bezerra (DEF UFMA): Atividades e Esportes de aventura e sustentabilidade
Palestrante 3 Prof. Rodrigo Ferreira Quintanilha (IFMA/Pinheiro): Relato de Experiência Projeto Casa Angola
Mediação – Prof. Lucio Oliveira |
Mesa 4 Corporeidade, saúde e religiões de matriz africanas
Palestrante 1 - Representante da Casa das Minas
Palestrante 2 - Representante da Casa de Nagô
Palestrante 3 - Representante do Balaço Grande
Palestrante 4 - Representante religioso de Pinheiro
Mediação - Chris França (LCH CCPI; Presidente do Conselho Municipal de Promoção da iguladade racial de Pinheiro MA) |
|
21:00 – 21:30 |
Programação cultural |
Encerramento |
Encerramento |
**INSCRIÇÕES
As inscrições para participantes, assim como as submissões dos trabalhos poderão ser realizadas até o dia 01/03/2025. Os resultados dos trabalhos aprovados ocorrerá até o dia 20/03/2025.
**ATT: SÓ SERÃO APROVADOS OS TRABALHOS EM QUE TODOS OS AUTORES E COAUTORES ESTEJAM INSCRITOS NO EVENTO.
**NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos poderão ser inscritos nas seguintes modalidades:
Comunicação Oral, em formato de artigos, com no mínimo cinco (05) e no máximo dez (10) páginas, contendo pesquisas de revisão de literatura ou pesquisa aplicada;
**Posters exclusivamente para alunos da educação básica e ou relatos de experiência.
**Os trabalhos só terão a sua aprovação confirmadas após a confirmação da inscrição de todos os autores.
**Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais da Jornada.
**Os trabalhos deverão ser vinculados a um dos eixos temáticos conforme descritos
Eixos temáticos:
1 – Educação Física, Esporte e Direitos Sociais: Políticas públicas de Educação Física, Esporte e Lazer que envolvam os direitos sociais; Processos de produção, transmissão e recepção das políticas públicas e dos direitos relativos aos campos do esporte e da educação física; Funções econômicas, políticas, ideológicas e psicossociais desses direitos e políticas; Modelos de sociedade presentes nas suas abordagens teóricas; Esporte, educação física, reforma e revolução no mundo contemporâneo.
2 – Educação Física e Escola: A EF escolar e dispositivos de racialidade, etnicidade, sexualidade; e EF, currículo e políticas curriculares; formação docente e para uma sociedade multicultural; intervenções docentes em territórios disputados na EF escolar; infância(s), juventude(s) e adulto(s) na EF escolar; educação problematizadora crítica e pós-crítica; a didática na cena contemporânea; mídias, representação e EF escola; EF e linguagens.
3 – Esporte, meio ambiente e sustentabilidade: Esporte e suas relações com a natureza, como prática de lazer e/ou rendimento e com uma educação que promova a conscientização para o respeito ao meio ambiente; ações de educação do corpo que visem atingir os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e as metas da Agenda 2030 da ONU; análise crítica do desenvolvimento sustentável no processo de formação de uma sociedade crítica à degradação ambiental e suas causas
4 – Atividade física, saúde e sociedade: esporte, saúde coletiva e qualidade de vida; a saúde enquanto um direito; políticas da saúde; políticas de atividades físicas, atuação do profissional de educação Física na perspectiva da saúde; a perspectiva de saúde para diferentes sociedades e conglomerados e territórios sociais; benefícios das atividades físicas na promoção, manutenção e reabilitação em saúde.
5 – Educação especial, Educação Inclusiva e Esportes Adaptados: Atividade física, esporte, saúde e processo inclusivo de pessoas com deficiência física, intelectual e sensorial (visual e auditiva), pessoas com altas habilidades e superdotação, ou transtornos globais de neurodesenvolvimento.
6 – Cultura, Lazer e sociedade: Os diferentes espaços de produção e exercício do lazer; as diferentes manifestações do lazer; lazer como exercício direito social; lazer e saúde; o lazer nos diferentes espaços e aglomerados e territórios sociais. Análise das diferentes manifestações e expressões da cultura; cultura como fenômeno humano, educação física, esporte e lazer como cultura; religião e religiosidade.
**ATENÇÃO - OS TRABALHOS PODERÃO TER NO MÁXIMO 01 AUTOR E 4 CO-AUTORES.
**CADA AUTOR PODERÁ SUMETER NO MÁXIMO TRÊS TRABALHOS E PARA APRESENTAÇÃO.
Os valores deverão ser enviados via pix para um dos seguintes dados:
Chave Pix: 83d55d6b-cf06-4567-a303-668960eebab9
https://docs.google.com/forms/d/1aoSgS-bWGPE1Bs5vn9gdQw0-CNSk5b2YuWw2L5J3GYs/edit
**VALORES
CATEGORIA |
VALORES DE INSCRIÇÃO POR PESSOA |
PROFISSIONAIS |
R$ 40,00 |
ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO, GRADUAÇÃO E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
R$ 20,00 |
ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
GRATUITO |