Event Type: | SEMINÁRIO |
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Event Period: | Jun 24, 2020 a Jul 15, 2020 (Evento encerrado) |
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Aspectos estéticos, educacionais e políticos do teatro (Platão, Voltaire, Rousseau e Bertolt Brecht)
EMENTA: Aborda-se alguns aspectos estéticos, educacionais e políticos sobre o tema do teatro em autores como: Platão, Aristóteles, Voltaire, Diderot, Rousseau e Bertolt Brecht. Perceber possíveis articulações entre Filosofia e Teatro. Conhecer a produção de alguns autores sobre a questão do teatro. Desvelar relações do teatro com a filosofia e suas fronteiras nem sempre bem vigiadas.
PROPOSTA: Apresentar a compreensão e discussão acerca do teatro a partir de aspectos estéticos, mas também, políticos e educacionais contidos no pensamento ocidental, visando à abordagem de textos de alguns autores. Explicar as questões abordadas a partir de alguns recortes operados pelo pensamento estético no que se refere ao teatro. Módulo 1: O olhar do trágico e da comédia pelo poeta e sua interpretação pela filosofia na Grécia. Dia: 24/06 Horário: 16h Prof. Dr. José Assunção Fernandes Leite
Referências: BRANDÃO. Junito de Souza. Teatro Grego: tragédia e comédia. 3ª Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1985 GAZOLLA. Rachel. Para não ler ingenuamente uma tragédia grega. São Paulo: Loyola. 2001 PLATÃO. A República. Tradução: Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
______. Íon: sobre a inspiração poética. Tradução: Henrique Graciano Murachco. In: Educ. e Filos., Uberlândia, MG, jan./dez. 1991.
Módulo 2: Voltaire e o uso das máscaras para além do teatro Profa. Dra. Zilmara de Jesus Viana de Carvalho Dia: 01/07 Horário: 16h
Referências: FAÇANHA, Luciano da S. Teatro, um quadro das paixões humanas: crítica ao etnocentrismo, corrupção do gosto e degeneração dos costumes em Rousseau. Curitiba, São Carlos: Dois pontos, volume 16, número 1, p. 214-235, agosto de 2019, p. 214-235.
GOULBOURNE, Russel. As máscaras de Voltaire: teatro e teatralidade. In: Compêndio da Cambridge sobre Voltaire. Tradução Cristian Clemente. São Paulo: Madras editora ltda., 2010.
MATTOS, Franklin de. A querela do teatro no século XVIII: Voltaire, Diderot, Rousseau. Rio de Janeiro: Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-Rio: O que nos faz pensar, v. 18, nº 25, agosto de 2009, p. 07 – 22.
SOUZA, Maria das Graças de. Ilustração e História. O pensamento sobre a história no Iluminismo Francês. São Paulo: Discurso editorial, 2001.
VOLTAIRE. Cartas Inglesas; Dicionário filosófico. Tradução Marilena de Souza Chauí, Bruno da Ponte e João Lopes. In: Textos Escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1984. (Os Pensadores).
Módulo 3: Crítica a função educacional e política do teatro em Rousseau Prof. Dr. Luciano da Silva Façanha Dia: 08/07 Horário: 16h
Referências: CARLSON, Marvin. A França setecentista. In: Teorias do teatro: estudo histórico-crítico dos gregos à atualidade. Tradução: Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Editora UNESP1997.
D’ALEMBERT, Jean Le Rond. Genebra. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Carta a d’Alembert sobre os espetáculos. Tradução: Roberto Leal Ferreira. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1993.
DIDEROT, Denis. Discurso sobre a poesia dramática. Tradução, apresentação e notas: Franklin de Matos. (Coleção Elogio da Filosofia). São Paulo: Editora Brasiliense. 1986.
MATOS, Franklin de. A filosofia no palco. (Curso Livre de Humanidades). São Paulo: Abril Cultural, 2006.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Carta a d’Alembert sobre os espetáculos. Tradução: Roberto Leal Ferreira. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1993.
SALINAS FORTES, Luiz Roberto. Dos jogos de teatro no pensamento pedagógico e político de Rousseau. São Paulo: Discurso, nº 10, 1979.
__________. Paradoxo do espetáculo: política e poética em Rousseau. São Paulo: Discurso Editorial, 1997.
__________. Rousseau, o teatro, a festa e Narciso. São Paulo: Editora Polis, 1988. p. 13-43. (Discurso 17 – Revista do Departamento de Filosofia da FFLCH da USP).
Módulo 4: Efeito de estranhamento, citação do gesto e interrupção da ação: algumas considerações sobre pedagogia e política no teatro de Brecht Prof. Dr. Luís Inácio Oliveira Costa Dia: 15/07 Horário: 16h
Referências: ARENDT, Hannah. Bertold Brecht. In: Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das letras, 1987.
BENJAMIN, Walter. Escritos sobre Brecht. São Paulo: Boitempo, 2019.
BORNHEIM, Gerd. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
BRECHT, Bertold. Dramaturgia não-aristotélica. (Seleção de textos e tradução de Luciano Gatti). In: Revista Artefilosofia. N. 14. Ouro Preto: UFOP, 2013.
JAMESON, Fredric. O método Brecht. Petrópolis: Vozes, 1999.
ROSELFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2004. |
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Prof. Dr. José Assunção Fernandes Leite Profa. Dra. Zilmara de Jesus Viana de Carvalho Prof. Dr. Luciano da Silva Façanha Prof. Dr. Luís Inácio Oliveira Costa |
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TEMA DO SEMINÁRIO: Aspectos estéticos, educacionais e políticos do teatro (Platão, Voltaire, Rousseau e Bertolt Brecht) PROGRAMAÇÃO Módulo 1: O olhar do trágico e da comédia pelo poeta e sua interpretação pela filosofia na Grécia. Dia: 24/06 Horário: 16h Prof. Dr. José Assunção Fernandes Leite Módulo 2: Voltaire e o uso das máscaras para além do teatro Profa. Dra. Zilmara de Jesus Viana de Carvalho. Dia: 01/07 Horário: 16h Módulo 3: Crítica a função educacional e política do teatro em Rousseau Prof. Dr. Luciano da Silva Façanha. Dia: 08/07 Horário: 16h Módulo 4: Efeito de estranhamento, citação do gesto e interrupção da ação: algumas considerações sobre pedagogia e política no teatro de Brecht Prof. Dr. Luís Inácio Oliveira Costa. Dia: 15/07 Horário: 16h |
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PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 16 A 23/06/2020
1º MÓDULO: 24/06 2º MÓDULO: 01/07 3º MÓDULO: 08/07 4º MÓDULO: 15/07
HORÁRIO: 16h
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PÚBLICO ALVO Discentes do Curso de Filosofia da UFMA Discentes da UFMA Participantes externos Docentes |
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E-mail: cofil.ufma@gmail.com
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