Event Type: | FÓRUM |
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Event Period: | Dec 9, 2020 a Dec 11, 2020 (Evento encerrado) |
About: | |
O evento que terá o IX Fórum de Extensão e I Fórum de Extensão e Cultura (FEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) trará para 2020 um formato diferente, ou seja, será cem por cento online, devido ao distanciamento social, provocado pela pandemia do novo Coronavírus. Além disso, o evento possibilitará a apresentação de trabalhos de instituições fora do estado do Maranhão e também do exterior. A plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Eventos - SIGEVENTOS/UFMA, será a ferramenta utilizada para a realização das inscrições, submissão de trabalho e visualização da programação. O planejamento e a organização contará com a participação de docentes e discentes extensionistas e de toda a equipe técnica da Diretoria de Extensão (DIREX) e da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC/UFMA) e da Universidade da Terceira Idade (UNITI) no apoio às atividades no pré-evento, durante o evento e no pós-evento sob a orientação/gestão da Pro Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Dra. Zefina Bentivi. O gerenciamento operacional do evento se dará por meio da Divisão de Ações e Programas (DAP). |
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EQUIPE EXECUTORA
Coordenadora Proponente
Profª Drª Josefa M. e S. B. Andrade-ZEFINHA BENTIVI Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (PROEC/UFMA)
Equipe Técnica
Prof. Dr. Saulo Ribeiro dos Santos Diretor de Extensão (DIREX/PROEC-UFMA) Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Profª. Drª. Li Chang Shuen Cristina Silva Sousa Diretora de Assuntos Culturais (DAC/PROEC-UFMA) Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Alden Makel Pontes Almeida Chefe da Divisão de Extensão (DEX/DIREX/PROEC-UFMA) Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Me. Marcos Moura Silva Chefe da Divisão de Ações e Programas (DAP/PROEC-UFMA) Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Profa. Dra. Maira Teresa Gonçalves Rocha Chefe da Divisão da UNITI (UNITI/PROEC-UFMA) Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
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09 de dezembro de 2020 (quarta-feira)
Manhã 09:00 às 10:00 – Solenidade de Abertura 10:00 às 11:00 - Conferência de abertura: “Os desafios da extensão universitária frente às novas demandas sociais” - Profa. Dra. Adriana dos Santos Marmori Lima (UNEB) - mediador - Prof. Dr. Saulo Ribeiro dos Santos (UFMA) 11:15 - Apresentação Cultural - Camerata
Tarde 14:00 às 15:00 - Palestra - "Extensão universitária e cultura: relação intríseca em tempos de pandemia" -Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho(UFSM)- mediadora - Profa. Dra. Li Chang Shuen Cristina Silva Sousa (UFMA) 15:00 às 16:00 - Oficina de LIBRAS: Conhecendo a Língua Brasileira de Sinais - Profa. Esp. Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo (UFMA) - mediadora - Clarice Pinheiro Neves (UFMA) 16:00 às 17:30 - Mesa Redonda 1 - Curricularização da Extensão Universitária: desafios e perspectivas à luz do PNE e da Resolução 07 de 18/12/2018 - Profa. Dra. Zefinha Bentivi (UFMA), Profa. Dra. Marise Marçalina de Castro Silva Rosa (UFMA) e Prof. Dr. Acildo Leite da Silva (UFMA) - mediador - Márcio José Sousa Araújo (UFMA)
10 de dezembro de 2020 (quinta-feira)
Manhã 09:00 às 10:00 – Conferência - Tema – Projeto Virtual da UNITI e os desafios no âmbito digital -Conferencista: Profa. Dra. Maira Teresa Gonçalves Rocha (UFMA) - mediadora - Maria Lúcia Leal (UFMA) 10:00 às 11:00 - Palestra: O Cuidado Psicológico a Partir da Pandemia - Profa. Dra. Claudia Aline Soares Monteiro (UFMA) - mediador - Marcos Moura Silva (UFMA)
Tarde 14:00 às 16:00 – Mesa redonda 2 – Dificuldades de Operacionalização das Ações de Extensão Frente à Realidade Atual - Prof. Dr. Tácito Freire Borralho(UFMA), Profa. Me. Ana Teresa Desterro Rabêlo (UFMA), Profa. Dra. Crisálida Machado Vilanova(UFMA), Prof. Dr. Plínio Santos Fontenelle(UFMA) - mediador - Alden Makel Pontes Almeida (UFMA) 16:00 às 17:00 – Oficina - Submissão de Plano de trabalho ao Edital de Bolsas de Extensão PROEC/UFMA 17/2020 - Alden Makel Pontes Almeida (UFMA) - mediadora - Profa. Dra. Rosélis de Jesus Barbosa Câmara (UFMA) 17:00 às 17:30 – Documentário maranhense premiado no Festival Guarnicê
11 de dezembro de 2020 (sexta-feira)
Manhã 09:00 às 12:00 – Apresentação de trabalho GT 1 - Extensão Universitária e as Ciências Sociais GT 2 - Extensão Universitária e as Ciências Humanas GT 3 - Extensão Universitária e as Ciências da Saúde GT 4 - Extensão Universitária e as Ciências Tecnológicas GT 5 - Extensão Universitária e as Ciências Agrárias GT 6 - Cultura, Arte e Universidade GT 7 - Cultura, Arte e Sociedade GT 8 - Idoso, Universidade e Sociedade Tarde 14:00 às 17:00 – Apresentação de trabalho GT 1 - Extensão Universitária e as Ciências Sociais GT 2 - Extensão Universitária e as Ciências Humanas GT 3 - Extensão Universitária e as Ciências da Saúde GT 4 - Extensão Universitária e as Ciências Tecnológicas GT 5 - Extensão Universitária e as Ciências Agrárias GT 6 - Cultura, Arte e Universidade GT 7 - Cultura, Arte e Sociedade GT 8 - Idoso, Universidade e Sociedade 17:30 – Encerramento |
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CHAMADA DE TRABALHOS
<<<<<<<<<<RELAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS(CLIQUE AQUI)>>>>>>>>>>
Período de submissão de trabalhos prorrogado até o dia 23/11/2020
Clique nos links abaixo para baixar o template do resumo e slide para apresentação de comunicação oral
Modelo de slide para comunicação oral
1. NORMAS PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
2. OS TRABALHOS DEVERÃO ESTAR INCLUÍDOS EM UMA DAS SEGUINTES ÁREAS TEMÁTICAS: 2.1 COMUNICAÇÃO: Comunicação social; mídia comunitária; comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educativo; televisão universitária; rádio universitária; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de comunicação social; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área. 2.2 CULTURA: Desenvolvimento de cultura; cultura, memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; folclore, artesanato e tradições culturais; produção cultural e artística na área de fotografia, cinema e vídeo; produção cultural e artística na área de música e dança; produção teatral e circense; rádio universitária; capacitação de gestores de políticas públicas do setor cultural; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; cultura e memória social. 2.3 DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA: Assistência jurídica; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de direitos humanos; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; direitos de grupos sociais; organizações populares; questão agrária. 2.4 EDUCAÇÃO: Educação básica; educação e cidadania; educação a distância; educação continuada; educação de jovens e adultos; educação especial; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; incentivo à leitura; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de educação; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área. 2.5 MEIO AMBIENTE: Preservação e sustentabilidade do meio ambiente; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; desenvolvimento regional sustentável; aspectos de meio ambiente e sustentabilidade do desenvolvimento urbano e do desenvolvimento rural; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de meio ambiente; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; educação ambiental; gestão de recursos naturais, sistemas integrados para bacias regionais. 2.6 SAÚDE: Promoção à saúde e qualidade de vida; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; atenção integral à mulher; atenção integral à criança; atenção integral à saúde de adultos; atenção integral à terceira idade; atenção integral ao adolescente e ao jovem; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de saúde; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; desenvolvimento do sistema de saúde; saúde e segurança no trabalho; esporte, lazer e saúde; hospitais e clínicas universitárias; novas endemias e epidemias; saúde da família; uso e dependência de drogas. 2.7 TECNOLOGIA E PRODUÇÃO: Transferência de tecnologias apropriadas; empreendedorismo; empresas juniores; inovação tecnológica; polos tecnológicos; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de ciências e tecnologia; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; direitos de propriedade e patentes. 2.8 TRABALHO: Reforma agrária e trabalho rural; trabalho e inclusão social; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas do trabalho; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; educação profissional; organizações populares para o trabalho; cooperativas populares; questão agrária; saúde e segurança no trabalho; trabalho infantil; turismo e oportunidades de trabalho. 3. AUTORIA
4 NORMAS TÉCNICAS 4.1 Formato dos Trabalhos - Formato da Página e Laudas - o resumo deverá ser apresentado em página A4, justificado e com, no mínimo, 400 palavras e, no máximo, 600 palavras (sem considerar título, autores, e-mail, instituição e referências); - Margens: superior e esquerda 3,0 cm, e inferior e direita de 2,0 cm; - Fonte: Times New Roman, tamanho 12; - Espaçamento simples entre tópicos e entre linhas do texto; - Citações e Referências: as citações e referências no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas. 4.2 Estrutura do Resumo - O Resumo deverá ser organizado em Título, Autores, Identificação da ação de extensão à qual o trabalho é vinculado, Objetivo, Método, Resultados e Discussão, Considerações Finais, Palavras-chave (mínimo 3 (três) e máximo 5 (cinco), e Referências (ver template com modelo do resumo acima). A estrutura deverá respeitar a sequência e as instruções abaixo:
Objetivo: apresentar de forma clara o(s) objetivo(s) do trabalho proposto. Método: descrever de forma breve os procedimentos para o desenvolvimento das ações de extensão; Resultados e Discussão: apresentar e discutir os dados obtidos, até o momento, contemplando os resultados desenvolvidos na ação; quantitativo do público atendido. Conclusões ou Considerações Finais: relacionar os resultados com os objetivos propostos. Indicar limitações e propostas de ações futuras. Palavras-Chave: poderão ser de 3 (três) a 5 (cinco) palavras, em português, ligadas ao tema do trabalho e separadas por ponto. Referências: citar apenas se for fundamental para o resumo. Devem ser indicadas conforme as normas da ABNT; 4.3 Submissão dos trabalhos Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente pela internet, através da página do evento, anexados no campo indicado. Somente serão aceitos no formato em Word.docx. Se o mesmo trabalho for submetido mais de uma vez, será considerado o arquivo mais recente. 4.4 Recomendações gerais
5 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA FINS DE ACEITE DOS TRABALHOS NO EVENTO A análise dos trabalhos será feita pela Comissão Técnico-Científica, adotando-se o critério de qualidade acadêmica apresentada no texto, especialmente nos aspectos detalhados nos itens “1”, “4.1” e “4.2”, considerando sua contribuição ao escopo do evento, e o atendimento às normas técnicas para elaboração dos trabalhos.
6 ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DURANTE O EVENTO A Comissão Técnico-Científica poderá, segundo critérios de avaliação do mérito científico por pares, redirecionar a forma de apresentação. 6.1 Comunicação Oral
6.2 Outras
7 PUBLICAÇÃO Os trabalhos aceitos e apresentados no evento serão publicados Anais, em formato de caderno de resumos digital, com ISBN, em até 6 (seis) meses depois da realização do evento. 8 CERTIFICAÇÃO
9 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA FINS DE MENÇÃO HONROSA
c) Cada critério será avaliado numa escala de 1 a 10. d) A pontuação do trabalho será obtida a partir da soma das pontuações de cada critério em dois grupos: pontuação do resumo + pontuação da apresentação. e) Critérios de desempate (nesta ordem):
f) Os autores dos trabalhos devem estar presentes na cerimônia de premiação. g) Todas as decisões da Comissão Técnico-Científica serão soberanas, não cabendo, em qualquer etapa da premiação, recursos ou impugnações.
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A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo SIGEVENTOS.
Inscrição como ouvinte: 19/10/2020 até 08/12/2020
Incrição dos trabalhos: 19/10/2020 até 23/11/2020
Publicação dos trabalhos aprovados: 30/11/2020
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Email: direx.proec@ufma.br |
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Organization :
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