Event Period: Sep 20, 2021 a Sep 22, 2021 (Evento encerrado)

Seminário Ciência Cine Guarnicê

20 a 22 de setembro de 2021

A imagem em movimento: intersecções da linguagem audiovisual

21/09 – Terça-feira

10h - Solenidade de abertura

Mesa composta pelos seguintes professores:

Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos – Vice-reitor;

Profª. Drª. Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade – Pró-reitora de Extensão e Cultura;

Prof. Dr. Marcus Túlio Borowiski Lavarda - Coordenador Seminário

10h30 - Palestra

Título: “O documentário de Murilo Santos: um pioneiro do cinema moderno no Maranhão que ocupa um lugar relevante no cinema brasileiro”.

Prof. Dr. Miguel Angel Lomillos Garcia (UFMA)

21/09 – TERÇA- FEIRA

15h – Apresentação

GT 1: História e linguagem do audiovisual

15h – título: Ensino Profissional de Cinema no Maranhão.

Autoras: Monica Rodrigues de Farias; Ana Patrícia Silva de Freitas Choairy (IFMA);

15h20 – título: Cinema e História: O Superoitismo como prática audiovisual no Maranhão nas décadas de 1970/80.

Autora: Leide Ana Oliveira Caldas; (IFMA);

15h40 – título: Cinema super 8 em São Luís/MA considerações a partir da cultura visual.

Autora: Joseane Aranha Dantas (IFMA).

22/09 – Quarta-feira -

9h – Apresentação

GT 2: Crítica

9h - título: Dossier António-Pedro Vasconcelos: um cineasta na linha de frente. Autores (as): Francisco Colombo; Conceição Lopes; António Costa Valente (Universidade de Aveiro, Portugal)

9h20 – título: Perspectivas e contradições de um mercado invisibilizado: modos de fazer e consumir longas-metragens de ficção no Maranhão.

Autora: Andréia de Lima Silva (UFF/IFMA);

9h40 – título: Alerta, Vermelho! Política e Estética no Cinema Maranhense Contemporâneo.

Autor: Marcus Ramusyo de Almeida Brasil (IFMA)

10h – título: Tambor de Crioula (1979) de Murilo Santos: um filme chave no cinema maranhense.

Autor: Miguel Angel Lomillos Garcia (UFMA)

10h30 – Encerramento (Agradecimentos)

NO LINK: SEMINÁRIO CINE GUARNICÊ - YouTube

1. Call for Papers/Chamada de trabalhos I Seminário Guarnicê Ciência (remoto)

A Coordenadoria do Festival Guarnicê de Cinema da Universidade Federal do Maranhão, por meio de sua comissão científica, convida a todos os pesquisadores, de graduandos a doutores, a submeterem resumos de artigos para a primeira edição do Seminário Guarnicê Ciência, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de setembro de 2021, de maneira totalmente remota.

O objetivo do evento é o de receber resumos de trabalhos que abordam as mais diversas pesquisas sobre a imagem em movimento, que vão desde o cinema, o vídeo, a animação, a série e demais formas audiovisuais. O evento visa, também, promover o encontro de pesquisadores que se debruçam sobre as diferentes teorias e metodologias da imagem em movimento, seus diálogos e interações com áreas correlatas, levando em consideração perspectivas e abordagens múltiplas em relação as demais obras artísticas.

Sendo assim, a discussão estará dividida entre dois eixos:

1. A) História e Linguagem: estudos que discutem a história do cinema, da televisão e do vídeo, a partir de sua historicidade e estilística, visando abordar tanto uma obra específica em seu contexto de produção e exibição, como também a linguagem dos movimentos históricos e contemporâneos sobre a produção fílmica, televisiva e de vídeo.

1. B) Crítica: estudos sobre a análise de obras audiovisuais, tendo em vista as contribuições de teorias e metodologias fundamentais para o campo da análise e interpretação; o papel da crítica com teorizações, visões e interpretações em torno do instrumental analítico para a elaboração da crítica e análise.

Enviar o resumo no e-mail: guarniceciencia@ufma.br

Sponsors and Supporters:

Apoio/Patrocino

SIGEVENTOS | Superintendência de Tecnologia da Informação - (98) 3272-8000 | Copyright © 2006-2022 - UFMA - event-1.event.sigs.svc.cluster.local v3.5.0-73