SEMINÁRIO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de lutas e resistência no Brasil e no Maranhão
Event Period: Jul 25, 2022 a Jul 26, 2022 (Evento encerrado)

A Fundação Perseu Abramo está organizando ciclos de debates sobre o Bicentenário da Independência do Brasil que se completa em setembro próximo. Este ciclo de debates foi lançado em nível nacional em fevereiro de 2022 com o tema: 200 anos depois, a luta do Brasil pela soberania nacional, pela integração latino-americana e por uma nova ordem mundial. As atividades são voltadas para evidenciar a relação entre história e política à luz das interpretações sobre o passado e as perspectivas para o futuro sob a ótica da classe trabalhadora.

Nos Estados, o debate tem ocorrido com a participação das universidades e dos movimentos sociais, no intuito de realizar a reflexão sobre a tradição de luta dos trabalhadores e trabalhadoras permeada pela organização política e a luta pela sobrevivência. Passados duzentos anos, é possível afirmar que vivemos na luta pela independência tardia, inacabada e marcada ainda por uma tradição de repressão e violência do Estado e das elites contra as classes populares que resistem a diversas formas de opressão, mas sobretudo, de resistência em defesa da terra, do território, dos recursos naturais e da soberania.

No Maranhão, a atividade do Bicentenário da “Independência” tem como tema: 200 anos de lutas e resistência no Brasil e no Maranhão e acontecerá com a participação de professores (as) e pesquisadores (as) das quatro universidades públicas (UFMA, UEMA, IFMA E UEMA SUL), de movimentos sociais e do público interessado. Serão quatro mesas de debates que envolvem os aspectos históricos e econômicos que influenciaram a formação do Maranhão, com destaque também para o papel da religião com um forte componente político, assim como os desafios atuais para este Estado na agenda de desenvolvimento nacional, do Nordeste e da Amazônia. As lutas populares marcam a história do Maranhão, pois assim como a Balaiada no período oitocentista, a luta dos povos originários por terra, território e pelos direitos humanos demonstram o caráter permanente da luta pela “Independência”.

Data: 25 e 26 de Julho de 2022

Horário: 14:00h às 19h30h

Público: Professores (as), estudantes, movimentos sociais e demais interessados (as).

Local: Auditorio   Mário Meirelles no Centro de Ciências Humanas – CCH – UFMA -  São Luís – MA.

SIGEVENTOS | Superintendência de Tecnologia da Informação - (98) 3272-8000 | Copyright © 2006-2022 - UFMA - event-0.event.sigs.svc.cluster.local v3.5.0-74