Principal
A população mundial vivencia uma crise marcante em sua história. Uma crise sem precedentes de um modelo social, econômico e político que tem degradado o ambiente e todos os seres vivos, negado culturas alternativas, marginalizado saberes diversificados em nome de um projeto civilizacional insustentável, operando na lógica da acumulação primitiva de capital em detrimento da base de recursos naturais, e expropriação da produção familiar e camponesa além do que amplia de forma discrepante o fosso social entre ricos e pobres.
O atual modelo de desenvolvimento gera impactos negativos e inúmeros problemas socioambientais que se traduzem nas relações históricas estabelecidas entre o ser humano e a natureza
Num cenário de grandes desafios, a temática ambiental traz à tona a necessidade de reavaliação do modo de vida humano e dos conceitos que definem o viver social, ambiental, econômico, político, atualmente impactante e ameaçador para a vida e sua sustentabilidade. Impõe-se como desafio uma profunda revisão dos paradigmas e conceitos que se expressam no modo de ser e pensar, resvalando em todos os setores que abriga a vida e interferem nos seus processos.
São cogitadas ações dos mais variados níveis que possibilitem a reestruturação do modelo socioambiental à luz da sustentabilidade. Um conceito ainda em construção, mas que reflete de forma basilar a integração da preservação ambiental com a justiça social e a equidade econômica, permitindo a manutenção e renovabilidade dos estoques de recursos naturais, levando-se em consideração a capacidade de suporte dos ecossistemas e seus respectivos serviços ambientais.
Nesse Contexto, e de modo geral, a produção de alimentos, em especial os provenientes da agricultura, se alinha ao sistema capitalista sem considerar os principios da sustentabilidade, o que demanda formas alternativas de produção, uma vez que os prejuizos causados pelo modelo do agronegócio tem impactados não so terras produtivas, mas também comunidades tradicionais.
O III Simpósio vem agregar valor acadêmico buscando reflexões e alternativas para fundamentar as novas tendencias de produção centrados na Agricultura Natural.
III SIMPÓSIO NACIONAL DE AGRICULTURA NATURAL E
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
TEMA: Agricultura Natural e Saberes do Meio Ambiente
Lei 10.494/2016 – Semana da Agricultura Natural no Estado do Maranhão.
PROGRAMAÇÃO
27 de agosto de 2024
14:00 horas às 15:30- horário de Brasília.
18:00 horas às 19:30- horário em Luanda.
Abertura (Exposição de Boas-Vindas)- Professor Doutor Diogo Corrêa (Docente em Filosofia/ Curso de Licenciatura em Educação Física/CCPI/UFMA e Professora Dra. Elisangela Sousa de Araújo (Docente e coordenadora do curso de LCN-Biologia/CCPI/UFMA).
Palestras
Um olhar educacional sobre a importância dos insetos nas hortas da Agricultura Natural Sustentável em Mokichi Okada.
Expositora: Professora Dra. Tatiana Docile (CAP da UERJ/Rio de Janeiro);
Agricultura Natural Sustentável em Mokichi Okada: Experiências acerca de práticas na saúde e extensão.
Expositor: Professor Dr. Fernando Castro. (Pesquisador e Docente da rede IDOR/Rio de Janeiro)
15:50 às 16:30 – Horário de Brasília.
19:50 às 20:30 – Horário de Luanda.
Roda de Conversa
Dos “restos” do pescado a um composto orgânico ambiental: Sobre o aproveitamento de resíduos gerados nas feiras municipais.
Debatedora: Professora Dra. Adriana Cristina Bordignon (Docente no Curso de Engenharia de Pesca/CCPI/UFMA).
16:50 às 17:40 - horário de Brasília.
20:50 às 21:40 - horário em Luanda.
Palestra
Filosofia e Vida: Acerca dos Saberes Ambientais
Expositor: Professor Dr. Roberto Santos Ramos (Docente de Biologia/Licenciatura em Ciências Naturais-Biologia/CCPI/UFMA).
28 de agosto de 2024
14:00 às 14:50- horário de Brasília.
18:00 às 18:50- horário em Luanda.
Roda de conversa: Relatos de práticas de saberes do Meio Ambiente. JOBAB ECO-ESCOLA Luanda/Angola.
Debatedores: Direção e voluntários da JOBAB ECO-ESCOLA.
15 :00 às 15:50- horário de Brasília.
19:00 às 19:50 - horário em Luanda.
Relatos de experiências e empreendedorismo social- Vida e construção de horta escolar: à maneira da Agricultura Natural de Mokichi Okada.
Expositora: Barbara Coimbra. Economista e Miss Angola 2023. Criadora da ONG ONDAKA em Luanda/Angola.
16:00 às 17:30 - horário de Brasília.
20:00 às 21:30 - horário em Luanda.
Mini Curso: Multidimensões da Agricultura Natural de Mokichi Okada: Por novos caminhos em Comunidades.
Expositor: Professor Dr. Anderson Murilo de Lima (Docente Pesquisador do PPGMADRE/SUSA/CNPq/UNOESTE).
29 de agosto de 2024
10:00 às 11:30 minutos – horário de Brasília
14:00 às 15:30- horário em Luanda.
Roda de conversa: Sobre saberes do Meio Ambiente (Laboratório de pesquisa LAPDEA/UNILAB).
Debatedoras: Professora Dra. Izabel Cristina Teixeira, Professora Dra. Maria Ivanilda de Aguiar e Professora Dra. Fátima Bertini. (Docentes/UNILAB/Baturité).
14:00 às 15:25- horário de Brasília
19:00 às 19:25- horário em Luanda.
Relatos de experiências: Práticas da Agricultura Natural de Mokichi Okada na JOBAB ECO-ESCOLA em Luanda/ Angola.
Expositores: Grupo de Pesquisa ONDAKA e JOBAB ECO-ESCOLA.
15:30 às 16:30- horário de Brasília.
19:30 às 20:30 - horário em Luanda.
Mini Curso: Multidimensões da Agricultura Natural de Mokichi Okada: Por novos caminhos em Comunidades.
Expositor: Professor Doutor Anderson Murilo de Lima (Docente Pesquisador do PPGMADRE/SUSA/CNPq/UNOESTE)
30 de agosto de 2024
14:00 às 14:55- horário de Brasília.
18:00 às 18:55- horário em Luanda.
Roda de conversa: Plantas, biodiversidade brasileira, saberes e conhecimentos tradicionais no Meio Ambiente.
Expositoras: Professora Dra. Fabiana Frickmann (Docente da UFRJ/Xerém/RJ) e a Professora Dra. Raysa Valeria Carvalho Saraiva (Coordenadora do GPBioCN, UFMA/Pinheiro).
15:00 às 15:30- horário de Brasília.
19:00 às 19: 30 - horário em Luanda.
Relatos de experiências- Práticas da Agricultura Natural de Mokichi Okada como ação de extensão no CAP da UERJ.
Explanações de bolsistas da UERJ. Mediação: Professora Dra. Tatiana Docile.
16:00 às 17: 30 - horário de Brasília.
20:00 às 21: 30 - horário em Luanda.
Mini Curso: Multidimensões da Agricultura Natural de Mokichi Okada: Por novos caminhos em Comunidades. Expositor: Professor Dr. Anderson Murilo de Lima (Docente Pesquisador do PPGMADRE/SUSA/CNPq/UNOESTE).
17:10 às 17:40 – horário de Brasília.
21:10 às 21:40- horário de Luanda.
Cerimônia de Encerramento.
Inscrições gratuitas. Via sítio eletrônico.