Principal

[SEMINÁRIO] Do campo à Mesa: segurança de alimentos e responsabilidade ecológica de 24/06/2026 a 24/06/2026

O seminário “Do Campo à Mesa: Segurança de Alimentos e Responsabilidade Ecológica” tem como objetivo promover discussões sobre a importância da produção, manipulação, distribuição e consumo de alimentos de forma segura e sustentável. O evento reúne estudantes, pesquisadores, profissionais e a comunidade em geral para refletir sobre os desafios e as oportunidades relacionados à garantia da qualidade dos alimentos e à preservação do meio ambiente. Ao longo da cadeia produtiva, desde o cultivo até o consumo final, diversos fatores podem comprometer a segurança dos alimentos, incluindo contaminações biológicas, químicas e físicas. Nesse contexto, torna-se fundamental a adoção de boas práticas agrícolas, de fabricação e de manipulação, assegurando alimentos seguros para a população e reduzindo riscos à saúde pública.

Além da segurança alimentar, o seminário destaca a responsabilidade ecológica como elemento essencial para o desenvolvimento sustentável. Serão abordados temas relacionados à redução do desperdício de alimentos, uso racional dos recursos naturais, manejo adequado de resíduos, economia circular, produção sustentável e estratégias para minimizar os impactos ambientais gerados pelo setor alimentício.

O evento busca incentivar a integração entre conhecimento científico, práticas profissionais e ações de educação ambiental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais mais conscientes sobre seu papel na promoção da saúde, da segurança alimentar e da conservação dos ecossistemas.

Por meio de Mesa-redonda e Oficina o seminário pretende fortalecer a compreensão de que a produção e o consumo responsáveis são fundamentais para garantir alimentos seguros, proteger o meio ambiente e promover a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.