Principal

[SEMINÁRIO] V VIMUS - Seminário Vivências da Docência: Linguagens e Códigos - Música de 07/12/2026 a 09/12/2026

O VIMUS | Seminário Vivências da Docência: Linguagens e Códigos – Música, é organizado pela Coordenação de Estágio Supervisionado e pelo Grupo de Pesquisa "Música e Formação", no ano de 2026 chega à sua 5ª edição. O VIMUS propõe um espaço de diálogo e partilha entre professores/as e estudantes que atuam ou se preparam para atuar no ensino de arte e música na educação básica. O evento busca reunir experiências formativas, estudos e reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem, contemplando as diferentes etapas e modalidades da educação básica e outros contextos de formação docente.

Nesta quinta edição, o VIMUS tem como tema "Linguagens musicais: práticas e propostas de ensino". A temática convida à reflexão sobre os desafios, as potencialidades e as experiências relacionadas ao ensino das diferentes linguagens artísticas nos diversos contextos da Educação Básica e outros espaços, valorizando propostas pedagógicas inovadoras, processos criativos, práticas interdisciplinares e ações que contribuam para a ampliação do acesso à arte e à cultura na escola. Busca-se, assim, fomentar o intercâmbio de conhecimentos e experiências que fortaleçam a formação docente e qualifiquem as práticas educativas desenvolvidas nos espaços escolares.

A atividade tem como propósito fortalecer a articulação entre teoria e prática na formação do professor de arte/música, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Por meio da apresentação de pesquisas, relatos de experiências, comunicações orais e apresentações artísticas, o seminário incentiva a socialização das práticas pedagógicas desenvolvidas em estágios supervisionados, programas de iniciação à docência (PIBID) e demais ações que evidenciem a relevância da arte, da música na formação humana, crítica e sensível.


Ação de extensão cadastrada: EV042-2026.

Em breve será publicado a programação!