Comunicações orais

Chamada Pública: Apresentação de Comunicações Orais de Projetos de Extensão Universitária no XII Fórum de Extensão da UFMA

 

A Pro-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC/UFMA convoca os bolsistas do Edital PROEC n° 03/2023 e 06/2023 e convida os discentes extensionistas voluntários a submeterem trabalhos e a apresentarem os resultados dos projetos aos quais estão vinculados por meio de Comunicação Oral no XII Fórum de Extensão da UFMA.

 Este ano, as Comunicações Orais serão apresentadas de maneira assíncrona por meio do envio de vídeos e os melhores trabalhos receberão menção honrosa no encerramento do Fórum.


Template para apresentação dos trabalhos:

 https://drive.google.com/file/d/1lAK1h8aw2wvXOvFJbh5SXi1_CU7scwMq/view?usp=drive_link


Regras para participação - Comunicações Orais de Projeto de Extensão Universitária

1. CRONOGRAMA COMUNICAÇÕES ORAIS

Concurso de Vídeos


Data

Atividade

17/10/2024

Divulgação das Regras e Abertura das Inscrições

29/10/2024

Encerramento das Inscrições dos trabalhos

30/10/2024 - 05/11/2024

Período de Avaliação Ad hoc

06/11/2024

Seleção dos Finalistas

07/11/2024 a 08/11/2024

Carregamento dos vídeos

11/11/2024

Divulgação dos Finalistas

        11/11/2024 

Início da Votação Popular

17/11/2024

Encerramento da Votação Popular

18/11/2024

Definição dos Vencedores

19/11/2024

Cerimônia de Premiação

 2. PRODUÇÃO DO VÍDEO

2.1 A produção do vídeo deve ocorrer previamente à inscrição devendo os candidatos já estarem cientes dos critérios a serem avaliados (Conforme espelho do formulário em anexo) para que possam construir a argumentação necessária para a pontuação.

2.2 Conteúdo: O vídeo deverá apresentar a Comunicação Oral sobre o projeto de extensão universitária ao qual o discente está vinculado, de forma clara e concisa, com duração máxima de 3 minutos e tamanho máximo de 100MB.

2.3 Argumentação: Para cada resposta "SIM" do questionário, o participante deverá construir uma argumentação robusta, baseada em evidências e dados concretos, que demonstre a relevância e o impacto do projeto de extensão. A apresentação deve ser fluida e valorizar a contribuição do projeto para a comunidade e para a formação dos estudantes, destacando suas potencialidades e os desafios superados.

2.4 QUALIDADE DO VÍDEO

2.4.1 O vídeo precisa ser no formato horizontal.

2.4.2 Sugerimos produzir o vídeo simulando uma reunião pelo Google Meet seguindo este passo-a passo: Prepare sua apresentação de forma clara e objetiva, focando em transmitir sua mensagem em até 3 minutos. Crie uma reunião no Google Meet e convide os membros do seu projeto, não precisa haver interação. Durante a reunião, apresente seu trabalho como se estivesse em uma apresentação real, utilizando slides, imagens e vídeos para fortalecer seus argumentos. Grave a reunião inteira dentro dos 3 minutos para garantir que todo o conteúdo seja capturado. O Google Meet permite salvar a gravação para que você possa editá-la posteriormente, se necessário.

3. INSCRIÇÃO E QUESTIONÁRIO

3.1 Inscrição: Todos os candidatos deverão se inscrever através do formulário online disponibilizado no link:  https://forms.gle/Y7QKVJYrdd5jApLQ8 anexando o vídeo de 3 minutos contendo a Apresentação Oral.

3.2 Questionário: O formulário de inscrição conterá, além de itens de identificação da submissão, 10 perguntas de múltipla escolha, com a as opção de resposta "SIM" , "NÃO" ou “NÃO SE APLICA”.

3.3 Pontuação: Cada resposta "SIM" valerá 1 ponto, totalizando 10 pontos possíveis nesta etapa.

3.4 Objetivo do Questionário: As perguntas versarão sobre o projeto de extensão universitária que será apresentado no vídeo. O objetivo é que o candidato faça uma Autoavaliação do seu projeto, declarando se este atende a critérios baseados nas Diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária.

4. AVALIAÇÃO PELA EQUIPE TÉCNICA

 4.1 Validação da Autoavaliação

4.1.1 Análise da Argumentação: A equipe avaliadora irá analisar as argumentações apresentadas no vídeo para cada resposta "SIM" do questionário.

4.1.2 Validação da Pontuação: A equipe avaliadora decidirá se valida ou não a pontuação de cada questão, considerando a qualidade das argumentações e a consistência das informações apresentadas.

4.1.3 Pontuação Final da Autoavaliação: A pontuação final da Autoavaliação será a soma dos pontos validados pela equipe avaliadora chegando a uma nota de 0,00 a 10,00 com peso 2(dois).

4.2 Avaliação da Coerência e Coesão do Vídeo

4.2.1 Critérios: A equipe avaliadora irá analisar a coerência e a coesão do vídeo como um todo, observando cada item de avaliação, considerando a organização das ideias, a clareza da linguagem e a adequação do conteúdo ao tema do concurso, atribuindo uma nota de 0,00 a 10,00 com peso 1(um) podendo ser fracionada até a segunda casa decimal.

4.3 Cálculo da Nota Final:

4.3.1 A nota final do vídeo será obtida com a seguinte fórmula: (2a+b)/3, sendo a = Validação da Autoavaliação e b = Avaliação da Coerência e Coesão do Vídeo. A Nota Final será considerada contando-se até a quarta casa decimal.

4.3.2 Critérios de desempate: em caso de empate, serão utilizados o seguintes critérios em ordem:

4.3.2.1 Maior nota na Avaliação da Coerência e Coesão do Vídeo;

4.3.2.2 Validação do Item de avaliação “5 O Projeto já ultrapassou a fase de planejamento e já atingiu

resultados que tenham impacto na comunidade externa à UFMA?”;

4.3.2.3 Validação do Item de avaliação “10 Na fase de execução, o projeto oportuniza interação direta dos alunos da UFMA com a comunidade externa sendo possível a criação de vínculos presenciais (sabe-se o nome de cada participante) superando a relação tradicionalmente mais distante e difusa entre a universidade e a sociedade?”

4.3.2.4 Data de início da execução do projeto.

 

5. RELAÇÃO DOS TRABALHOS FINALISTAS(DISPONÍVEIS NO YOUTUBE PARA VOTAÇÃO POPULAR)

1-ANATOMYCAST

2-BOTÂNICA PÚBLICA - POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NA ÁREA DE BOTÂNICA

3-DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ETC

4-FERRAMENTAS E PRÁTICAS COMUNICACIONAIS PARA O SUS: SENSIBILIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO  E CONSCIENTIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, GESTORES E PÚBLICOS

5-ICONOGRAFIAS DO MARANHÃO: COCRIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO COM O BOI DA FLORESTA POR MEIO DE STORYTELLING E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA

6-LAZERÓLOGO

7-MEMÓRIA, PAISAGEM E CIDADE: MAPAS E TRAJETÓRIAS ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS EM SÃO LUÍS, MA

8-PROJETO HOSPITALIDADE NO CAMPUS

9-TOUR PEDAGÓGICO NOS LUGARES DE MEMÓRIA

10-PROGRAMA GRANDE CARAJÁS, CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS, E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

11-CONTANDO COM O MANGUEZAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CIÊNCIA PARA O ENSINO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º. AO 5º. ANO

12-ENTRE UM CHÁ E OUTRO: EXPERIÊNCIAS E SABERES BOTÂNICOS AO LONGO DAS GERAÇÕES

13-NEM SÓ DE LIXO VIVE O MANGUEZAL: MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O PAPEL AMBIENTAL, EDUCACIONAL, ECONÔMICO E SOCIAL DESSE ECOSSISTEMA PARA A COMUNIDADE DA RAPOSA, MA

14-POR UMA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA CONTEXTUALIZADA: FORTALECENDO PRÁTICAS EDUCACIONAIS E AUTONOMIAS

15-PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NOS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS DIRECIONADOS PARA A GASTRONOMIA MARANHENSE NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS-MA

16-ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM

17-EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR EM BATISTA

18-REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS ATRAVÉS DA COMPOSTAGEM

19-SUJEIRA NÃO É MINHA PRAIA

20-VIVA MAR: DESENVENDO UMA VISAO EDUVATIVA SOBRE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

21-ADOÇÃO DA SAÚDE BUCAL POR PRÉ- ESCOLARES DE UMA CRECHE.

22-ATIVIDADES EDUCACIONAIS E PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE PROTOCOLOS DE HIGIENE BUCAL PARA PACIENTES PEDIÁTRICOS E SEUS CUIDADORES NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO MATERNO INFANTIL DO MARANHÃO

23-CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ESTUDO DA PERCEPÇÃO MATERNA SOBRE OS FATORES DE RISCO, TRANSMISSIBILIDADE E MEDIDAS PREVENTIVAS.

24-EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES DIABÉTICOS

25-EDUCAÇÃO EM SAÚDE, MEIO AMBIENTE E ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA COMUNIDADE GARRACHO (RAPOSA -MA)

26-AÇOES FORMATIVAS EM TECNOLOGIAS DE ALIEMNTOS EM COMUNIDADES TRADI SABERES E BENEFICIAMENTO DE ALIMENTOSONAIS DA REGIAO TOCANTINA:

27-DESENVOLVIMENTO DE NANOSATELITE COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

28-PARASITOSES EM PEQUENOS RUMINANTES

Os trabalhos foram apresentados pelos alunos na forma de vídeos e estão disponíveis no canal do YouTube da PROEC em Playlists, conforme a área temática do trabalho. O trabalho de cada área temática que receber a maior votação será premiado na solenidade de encerramento do Fórum, que acontecerá no dia 19/11/2024, às 16h, pelo Canal Oficial da UFMA no YouTube. O período de votação popular ficará aberto até o dia 17/11/2024.

Segue abaixo o link do Youtube da PROEC onde estão disponíveis os vídeos para votação:

https://www.youtube.com/@PROECForum

Após assistir os vídeos, você poderá realizar a votação acessando os formulários de votação abaixo:

Formulário da área temática saúde: https://forms.gle/Ny6JgGx1TeFh3zpV9
Formulário da área temática educação: https://forms.gle/DrUUt2zfRKxUVutp8
Formulário da área temática cultura: https://forms.gle/xRmRKAVEReXPcDpU9
Formulário da área temática comunicação: https://forms.gle/kh1523xbyKy1C5pb7
Formulário da área temática direitos humanos e justiça: https://forms.gle/1NGHZ9fpyMSc3JcB7
Formulário da área temática meio ambiente: https://forms.gle/bPffJ9M8VEG3uTxL6
Formulário da área temática tecnologia e produção: https://forms.gle/3KMvK2CAAW5wCCPh8

Participem!

6. PREMIAÇÃO

6.1 Os 5 melhores vídeos de cada área temática classificados na fase de AVALIAÇÃO PELA EQUIPE TÉCNICA serão disponibilizados no youtube para votação popular e os vencedores de cada área temática serão conhecidos no encerramento do XII Fórum de Extensão.