Comunicação oral

CHAMADA PÚBLICA – COMUNICAÇÕES ORAIS DO XIII FÓRUM DE EXTENSÃO E V FÓRUM DE CULTURA DA PROEC/UFMA (2025)

1. APRESENTAÇÃO

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (PROEC/UFMA) convoca os(as) coordenadores(as) de projetos contemplados com bolsa no Edital PROEC/UFMA nº 12/2024 e convida os(as) discentes extensionistas bolsistas e voluntários(as) a apresentarem os resultados de seus projetos por meio de Comunicação Oral, como parte integrante do XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura da UFMA – 2025.

As apresentações ocorrerão de forma assíncrona, mediante envio prévio de vídeo de Comunicação Oral, compondo a mostra institucional de experiências extensionistas da Universidade.
A iniciativa busca dar visibilidade aos resultados e impactos sociais das ações de extensão, valorizar o protagonismo discente e favorecer o intercâmbio de experiências entre projetos e comunidades atendidas.

O envio do vídeo de Comunicação Oral é obrigatório para todos os projetos contemplados com bolsa no Edital PROEC/UFMA nº 12/2024.
A ausência do vídeo implicará inadimplência junto à PROEC, impedindo a participação do projeto no próximo edital de bolsas de extensão.

Importante:
Cada projeto deverá enviar
somente um (1) vídeo, representando o conjunto das ações e resultados alcançados.
O vídeo pode ter um(a) ou mais apresentadores(as), devendo ser coeso e bem articulado.
Recomenda-se que a apresentação seja feita por bolsistas do projeto; caso já tenham concluído o curso, poderá ser realizada por voluntário(a) ou pelo(a) coordenador(a).

O vídeo deve destacar o projeto como um todo, abordando seus resultados, aprendizados e contribuições sociais, e não planos de trabalho individuais.


2. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

2.1 Formato da Apresentação

Cada projeto enviará um (1) vídeo de Comunicação Oral;

Duração máxima: 3 (três) minutos;

Tamanho máximo: 100 MB;

O vídeo deve ser gravado em formato horizontal;

Deve apresentar, de forma clara e criativa, os principais resultados e impactos do projeto;

É obrigatório o uso dos templates oficiais do XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura, disponibilizados  AQUI;

Podem ser incluídos slides, imagens ou pequenos trechos de vídeo que ilustrem as ações realizadas.

Observação:
É permitido e recomendado publicar o mesmo vídeo de Comunicação Oral no perfil oficial do projeto no Instagram
(caso exista), ampliando a divulgação das ações extensionistas.
Para participar do Concurso de Comunicação Digital – “Melhor Reels Extensionista no Instagram”
(Não obrigatório-vide regulamento na outra chamada), o conteúdo poderá ser adaptado ao formato de Reels e publicado como nova postagem, mantendo o uso dos templates oficiais.


2.2 Envio e Inscrição

Cada coordenador(a) receberá, em seu e-mail institucional, uma convocação oficial da PROEC contendo informações básicas do projeto (código e título).
Caso possua mais de um projeto contemplado, o(a) coordenador(a) receberá um e-mail distinto para cada um deles.

O(a) coordenador(a) deverá:

Fazer o upload do vídeo e enviá-lo para o e-mail proec.forunsec@ufma.br, conforme as instruções recebidas;

Informar, os dados da equipe executora (coordenador(a), bolsistas e voluntários(as)) e da equipe de apresentação.

O envio dentro do prazo é condição para participação e certificação.


3. AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO

3.1 Avaliação Técnica

A avaliação dos vídeos será realizada pela equipe técnica da PROEC/UFMA, com base nos critérios abaixo.
Cada avaliador atribuirá nota de 0 (zero) a 10 (dez) para cada critério.
Os pesos indicados servirão para o cálculo da nota final ponderada, expressa também em escala de 0 a 10.
A pontuação somente será atribuída quando as evidências estiverem claramente demonstradas no vídeo (argumentos, depoimentos, imagens ou registros de campo).


3.2 Critérios de Avaliação Técnica

Critério

Descrição resumida

Peso

Pontuação máxima por item (avaliador)

1. Relação dialógica com a sociedade

Demonstra interação direta com a comunidade externa, parcerias com instituições (escolas, prefeituras, empresas, associações, etc.), execução em espaços externos à UFMA e registros visuais das ações junto à sociedade.

3

10

2. Interdisciplinaridade e interprofissionalidade

Evidencia a participação de membros de diferentes cursos, áreas de conhecimento ou formações profissionais, integrando saberes e práticas de modo colaborativo.

1

10

3. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão

Mostra articulação entre conteúdos curriculares, atividades de pesquisa e práticas extensionistas que fortalecem a formação acadêmica.

2

10

4. Impacto na formação discente

Demonstra que o projeto contribui para o desenvolvimento acadêmico, cidadão e profissional dos(as) estudantes envolvidos(as).

2

10

5. Transformação social

Apresenta resultados concretos e mudanças positivas na realidade da comunidade externa à UFMA.

2

10

A nota final será calculada pela média ponderada das notas atribuídas nos cinco critérios, conforme seus respectivos pesos, resultando em nota máxima de 10,0 (dez).


3.3 Premiação

Serão reconhecidos:

Os três (3) vídeos com maior pontuação em cada uma das oito áreas temáticas serão reconhecidos como finalistas e, como forma de destaque e valorização, serão publicados no canal da PROEC no YouTube no dia 14 de novembro, aguardando a divulgação dos campeões durante a cerimônia de premiação, no dia 19 de novembro.

O primeiro colocado de cada área temática será considerado o vídeo campeão;

Os vídeos campeões serão exibidos e homenageados na cerimônia de encerramento do Fórum;

Todos os vídeos válidos e avaliados receberão certificado de apresentação emitido pela PROEC/UFMA.

 


3.4 Desclassificação Automática

Serão desconsiderados os vídeos que apresentarem:

Duração superior a 3 minutos;

Ausência de uso dos templates oficiais;

Conteúdo fora do escopo do projeto;

Material inadequado ou em desacordo com princípios éticos da UFMA;

Falhas graves de áudio, imagem ou acesso;

Envio fora do prazo.

Quando houver mais de um envio, somente o ÚLTIMO vídeo recebido será avaliado.

3.5 Critérios de Desempate

Em caso de empate na nota final ponderada entre dois ou mais vídeos, a classificação seguirá a seguinte ordem de prioridade:

1 Maior nota no critério “Relação dialógica com a sociedade”;

2 Maior nota no critério “Transformação social”;

3 Maior nota no critério “Impacto na formação discente”;

4 Maior nota no critério “Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”;

5 Maior nota no critério “Interdisciplinaridade e interprofissionalidade”;

6 Persistindo o empate, será considerado o vídeo enviado primeiro(Data e hora do envio.

 


4. CRONOGRAMA – COMUNICAÇÕES ORAIS

Etapa

Período (2025)

Divulgação da chamada pública

13 de outubro

Envio dos e-mails de convocação

13 de outubro

Envio dos vídeos de Comunicação Oral

13 a 31 de outubro

Publicação preliminar da lista de inscritos

1º de novembro

Prazo para solicitação de correção de inscrições não listadas

2 e 3 de novembro

Avaliação técnica pela equipe da PROEC/UFMA

3 a 13 de novembro

Divulgação dos três (3) vídeos finalistas por área temática

14 de novembro

Cerimônia de premiação

19 de novembro


Nota explicativa

No dia 14 de novembro, serão divulgados (como forma de destaque e valorização, serão publicados no canal da PROEC no YouTube) os três (3) vídeos com maior pontuação em cada área temática, classificados como finalistas.
O vídeo campeão de cada área será anunciado e homenageado durante a cerimônia de encerramento do XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura da UFMA, no dia 19 de novembro de 2025.


5. DISPOSIÇÕES FINAIS

O envio do vídeo de Comunicação Oral é obrigatório para todos os projetos com bolsa, e sua ausência implica inadimplência junto à PROEC.
Os vídeos devem representar o resultado coletivo do projeto e seguir o padrão visual estabelecido.
A inscrição implica aceite integral deste regulamento.
Casos omissos serão resolvidos pela Direção de Extensão da PROEC/UFMA, e dúvidas poderão ser enviadas para direx.proec@ufma.br.

 ________________________________________________

LISTA PRELIMINAR DE INSCRITOS NAS COMUNICAÇÕES ORAIS

XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura da UFMA – 2025

 

Em cumprimento à Chamada Pública – Comunicações Orais do XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura da UFMA (2025), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFMA), por meio da Diretoria de Extensão-DIREX, divulga a presente lista preliminar dos projetos que enviaram seus vídeos de Comunicação Oral dentro do prazo estabelecido (13 a 31 de outubro de 2025).

Esta relação tem caráter preliminar e conferível, devendo ser verificada pelos(as) coordenadores(as) de projeto. Eventuais inconsistências ou omissões poderão ser comunicadas à PROEC pelos canais oficiais (direx.proec@ufma.br / proec.forunsec@ufma.br) nos dias 3 e 4 de novembro, conforme o cronograma atualizado da chamada.

A relação a seguir está organizada em ordem alfabética pelo nome dos(as) coordenadores(as)

Ordem

Código do projeto

Título do Projeto

Coordenador(a)

1

PJ138-2024

Monitoramento Participativo de Chuvas e Nuvens em Alcântara/MA: Uma Abordagem Educativa nas Escolas utilizando Pluviômetros e Protocolos GLOBE

ADILSON MATHEUS BORGES MACHADO

2

PJ019-2022

AÇÕES FORMATIVAS EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EM COMUNIDADES TRADICIOANIS DA REGIÃO TOCANTINA: saberes e beneficiamento de alimentos

ADRIANA CRISPIM DE FREITAS

3

PJ053-2021

ATIVIDADES EDUCACIONAIS E PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE PROTOCOLOS DE HIGIENE BUCAL PARA PACIENTES PEDIÁTRICOS E SEUS CUIDADORES NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO MATERNO INFANTIL DO MARANHÃO

ADRIANA DE FÁTIMA VASCONCELOS PEREIRA

4

PJ063-2023

PROGRAMA DE TERAPIA PERIODONTAL DE SUPORTE

ADRIANA DE FÁTIMA VASCONCELOS PEREIRA

5

PJ0049-2021

A INTEGRALIDADE NO CUIDADO EM SAÚDE PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA

ADRIANA LIMA DOS REIS COSTA

6

PJ0079-2023

ANATOMYEASY: facilitando o estudo da anatomia, em ambiente escolar, através do ensino teórico e prático

ADRIANA OLIVEIRA DIAS DE SOUSA MORAIS

7

PJ075-2023

PODCAST ANATOMYCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR: projeto de extensão universitária da disciplina de Anatomia Humana

ADRIANA OLIVEIRA DIAS DE SOUSA MORAIS

8

PJ0102-2023

Geoprocessamento Ambiental na Bacia do Rio Grajaú

ADRIANO KID AZAMBUJA

9

PJ181-2024

PREVENÇÃO E REDUÇÃO DE SINISTROS (ACIDENTES) DE TRÂNSITO ENVOLVENDO MOTOCICLISTAS NA CIDADE DE SÃO LUÍS – MA

AF ALI UTHANT MOREIRA LIMA DA COSTA

10

PJ117-2024

BIBLIOTECAS ESCOLARES, BIBLIOTECÁRIOS E LETRAMENTO INFORMACIONAL: a dimensão educativa dos fazeres e saberes do/a profissional da informação na escola

ALDINAR MARTINS BOTTENTUIT

11

PJ049-2023

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS:possibilidades pedagógicas na formação docente

ANA PAULA DOS SANTOS REINALDO VERDE

12

PJ183-2024

CURSO BÁSICO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

ANA ZILDA DOS SANTOS CABRAL FIGUEREDO

13

PJ013-2022

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS FATORES DE RISCO RELACIONADOS AO CÂNCER DE PÊNIS EM UMA CIDADE DE ESTADO HIPERENDÊMICO NO NORDESTE BRASILEIRO

ANDERSON GOMES NASCIMENTO SANTANA

14

PJ0058-2022

AÇÕES INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE PRÓXIMAA UFMA EM PINHEIRO – MA

ANNE KARINE MARTINS ASSUNÇÃO DA SILVA

15

PJ090-2023

Ciência na Rede: Descomplicando a Ciência através das Redes Sociais

ARAMYS SILVA DOS REIS

16

PJ0118-2023

Matemática Olímpica no Ensino Fundamental I

ARLANE MANOEL SILVA VIEIRA

17

PJ0038-2024

Feira da Resex Tauá-Mirim na UFMA.mp4

BARTOLOMEU RODRIGUES MENDONÇA

18

PJ0190-2024

Educa asma

BYANKA TELES MENEZES

19

PJ145-2021

Projeto EnvelheSER

CAIRO CEZAR BRAGA DE SOUSA

20

PJ0015-2024

Projeto de Extensão para Modernização do Laboratório de Química e Fertilidade de Solo da UFMA em Apoio a Comunidades e Produtores

CARLOS AUGUSTO ROCHA DE MORAES REGO

21

PJ019-2021

Laboratório de Design Social da Cidade (LABDES-CIDADE)

CARLOS DELANO RODRIGUES

22

PJ210-2024

PREVENÇÃO E ANÁLISE DO RISCO DA DOENÇA CARDIOMETABOLICA EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS EM USO DE ANTIRRETROVIRAIS

CLAUDIA DE ANDRADE ARRAIS ROSA

23

PJ210-2024

PREVENÇÃO E ANÁLISE DO RISCO DA DOENÇA CARDIOMETABOLICA EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS EM USO DE ANTIRRETROVIRAIS

CLAUDIA REGINA DE ANDRADE ARRAIS

24

PJ106-2024

Aprendendo e empreendendo com o turismo

CONCEIÇÃO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO

25

PJ080-2024

Micoses Endêmicas Negligenciadas no Estado do Maranhão

CONCEIÇÃO DE MARIA PEDROSO E SILVA DE AZEVEDO

26

PJ0045-2023

Projeto FloreSER

CRISTIANE RÊGO OLIVEIRA

27

PJ033-2022

Reaproveitamento de resíduos orgânicos através da compostagem

DAIANE FOSSATTI DALLOGLIO

28

PJ078-2024

Profissionalização da Hospitalidade

DAVI ALYSSON DA CRUZ ANDRADE

29

PJ079-2024

Hospitalidade no Campus

DAVI ALYSSON DA CRUZ ANDRADE

30

PJ103-2022

Cuidados Farmacêuticos com Práticas Integrativas e Complementares na Universidade Federal do Maranhão: implantação de consultório farmacêutico

DENISE FERNANDES COUTINHO

31

PJ074-2024

CINE [RE]INVENÇÃO

DOMINGOS DE JESUS COSTA PEREIRA FILHO

32

PJ159-2024

Entrelinhas: Alfabetização Dialógica

EDITH MARIA BATISTA FERREIRA

33

PJ037-2023

ENTRE UM CHÁ E OUTRO: EXPERIÊNCIAS E SABERES BOTÂNICOS AO LONGO DAS GERAÇÕES

EDUARDO BEZERRA DE ALMEIDA JÚNIOR

34

PJ118-2024

PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE ENTRE IDOSOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE INTEGRADA DA TERCEIRAIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UNITI-UFMA).

ELANE VIANA HORTEGAL FURTADO

35

PJ030 – 2024

Promoção de Saúde Bucal às Gestantes da Maternidade "Marly Sarney" em São Luís-MA

ELIZABETH LIMA COSTA

36

PJ028-2024

CÁRIE PRECOCE NA INFÂNCIA: Estudo da Percepção Materna sobre Fatores de Risco, Transmissibilidade e Medidas Preventivas no Binômio Mãe-Filho

ELIZABETH LIMA COSTA

37

PJ124-2024

Projeto Hotelaria e Saúde

ELZA GALVÃO BERGÊ CUTRIM DUAILIBE

38

PJ040-2024

SERVIÇO DE ESTOMATOPATOLOGIA ODONTOLÓGICA DA UFMA: DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO PREVENTIVO E CURATIVO E ACOMPANHAMENTO DAS LESÕES BUCAIS

ERIKA MARTINS PEREIRA

39

PJ128-2024

Impulso Certo

FABIANO FERREIRA LOPES

40

PJ054-2022

TOXICOLOGIA NAS ESCOLAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA

FABIO DE SOUZA MONTEIRO

41

PJ133-2023

Vacinação contra HPV: Informação e conscientização

FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL

42

PJ184-2024

ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE, FITOTERAPIA E UFMA: aprender, ensinar e inovar

FLAVIA MARIA MENDONCA DO AMARAL

43

PJ048-2023

CONTANDO COM O MANGUEZAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CIÊNCIA PARA O ENSINO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º. AO 5º. ANO

FLAVIA REBELO MOCHEL

44

PJ212-2024

DESVENDANDO A ENGENHARIA DE ALIMENTOS

FRANCINEIDE FIRMINO

45

PJ035-2022

EDUCAR PARA CUIDAR: RASTREAMENTO DA HANSENÍASE EM REGIÃO HIPERENDÊMICA DO NORDESTE BRASILEIRO.

FRANCISCA JACINTA FEITOZA DE OLIVEIRA

46

PJ085-2024

ESTUDAR, UMA AÇÃO SAUDÁVEL

FRANCY SOUSA RABELO

47

PJ214-2024

EDUCAÇÃO EM SAÚDE AOS TRABALHADORES DA COLETA DE RESÍDUOS NO LIXAO DE PINHEIRO-MA

GABRIELA DANTAS CARVALHO

48

PJ0217-2024

Ciência da Computação para Crianças e Adolescentes

GEAN CARLOS LOPES DE SOUSA

49

PJ048-2024

Adoção da Saúde Bucal por pré-escolares de uma creche

GISELE QUARIGUASI TOBIAS LIMA DA SILVA

50

PJ146-2024

ALÔ COMUNIDADE

HAPHISA KASHEMYRA COSTA SOUZA MUGNAINI

51

PJ052-2024

Escola de Educação Popular no Corredor Carajás: Cidadania, Direitos Humanos e Direitos da Natureza

HORÁCIO ANTUNES DE SANT’ANA JÚNIOR

52

PJ109-2024

ENTRETEXTOS

ILZA DO SOCORRO GALVAO CUTRIM

53

PJ106-2022

AÇÕES DE ENFERMAGEM EM GINECOLOGIA E OBSTETRICIA

IOLANDA GRAEPP FONTOURA

54

PJ017-2025

Promovendo a Integração: Aulas Práticas de Química no Laboratório da UFMA para Reduzir Assimetrias Educacionais em Codó-MA.

ISMAEL CARLOS BRAGA ALVES

55

PJ070-2023

AÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PARA OCONTROLE DE PARASITAS NO MARANHÃO

IVO ALEXANDRE LEME DA CUNHA

56

PJ070-2023

AÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PARA OCONTROLE DE PARASITAS NO MARANHÃO

IVO ALEXANDRE LEME DA CUNHA

57

PJ195-2024

CICLO DE PALESTRAS EM REPRODUÇÃO ANIMAL COMO INTEGRADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

IVO ALEXANDRE LEME DA CUNHA

58

PJ063-2022

WEB Rádio UFMA ITZ

IZANI PIBERNAT MUSTAFA

59

PJ087-2024

Estudos NUPPI- Ciclo de Ações Formativas e Criativas em Imagem

JANE CLEIDE DE SOUSA MACIEL

60

PJ022-2024

ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR AO PORTADOR DE CEFALEIA

JOAO BATISTA SANTOS GARCIA

61

PJ094-2024

Análise da Qualidade da Água do Rio Pericumã em Pinheiro/MA: Um Estudo de Extensão Universitária utilizando protocolos do programa GLOBE

JOAO PAULO TENORIO DA SILVA SANTOS

62

PJ136-2024

Sensibilização da população sobre uso de um novo biolarvicida como alternativa de controle de vetores de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) e Aedes (Stegomyia) albopictus (Skuse, 1894) em Codó, Maranhão

JOELMA SOARES DA SILVA

63

PJ176-2024

PODCAST HISTOCAST: otimização do processo ensino-aprendizagem da disciplina de Histologia

JOICY CORTÊS DE SÁ SOUSA

64

PJ177-2024

PODCAST CITOCAST: integralização do processo de ensino teórico-prático da disciplina de Citologia

JOICY CORTEZ DE SÁ SOUSA

65

PJ0175-2024

CitoEasy: otimização do processo ensino - aprendizagem da Citologia, em ambiente escolar, através de abordagens teórico- práticas

JOICY CORTEZ DE SÁ SOUSA

66

PJ123-2021

Turismo e Governança: Ações de Extensão no Âmbito da Promoção e Cultura do Polo Turístico São Luís

JONILSON COSTA CORREIA

67

PJ055-2022

HQs no ambiente escolar: histórias em quadrinhos como instrumento de interpretação da sociedade

JORGE LUIZ FEITOZA MACHADO

68

PJ034-2022

SABERES GRIÔS, LITERATURA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

JOSENILDO CAMPOS BRUSSIO

69

PJ097-2024

PROJETO ESPAÇO INTEGRADO DO TURISMO-ESINT

KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM

70

PJ107-2024

TOUR PEDAGÓGICO NOS LUGARES DE MEMÓRIA

KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM

71

PJ141-2024

Promovendo a Saúde Dermatológica: Educação e Prevenção

LEONARDO BEZERRA MACIEL

72

PJ0021-2024

Liquens GO!

LEONARDO TEIXEIRA DALL'AGNOL

73

PJ062-2024

Educação em diabetes: enfermagem como facilitadora do autocuidado

LÍVIA MAIA PASCOAL

74

PJ199-2024

O meio ambiente no Ensino Médio: entender o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 em uma Escola Pública na cidade de Grajaú/MA.

LUCIANO ROCHA DA PENHA

75

PJ064-2024

Plantão do riso: promoção  da saúde de um jeito diferente

LUECYA ALVES DE CARVALHO SILVA

76

PJ116-2024

QUINTAL ORGÂNICO PRODUTIVO “SANTA MARGARIDA D'YOUVILLE”

LUISA JULIETH PARRA SERRANO

77

PJ147-2024

EXPLORANDO O SOLO SOB NOSSOS PÉS: MINI MUSEU CONECTANDO A UNIVERSIDADE À COMUNIDADE ESCOLAR

LUMA CASTRO DE SOUZA

78

PJ088-2024

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA PARA A COMPREENSÃO MÚTUA E ACESSIBILIDADE ATITUDINAL NO RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

MARCIO JOSE SOUSA ARAUJO

79

PJ032-2022

O PULO DO GASTRO

MARCOS ANTONIO CUSTÓDIO NETO DA SILVA

80

PJ041-2023

VIVÊNCIAS NO USO DO AÇAÍ: SABER ALIADO À EXTENSÃO UNIVERSITARIA NA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER NO ESTADO DO MARANHÃO

MARIA DO DESTERRO SOARES BRANDAO NASCIMENTO

81

PJ167-2024

Portas de visibilidade: produção e compartilhamento dos saberes da diversidade produzidos na UFMA nas escolas do ensino media da região do Itaqui Bacanga

MARIA GISLENE CARVALHO FONSECA

82

PJ127-2021

VIVAMAR: DESENVOLVENDO UMA VISAO EDUCATIVA SOBRE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

MARIANNA BASSO JORGE

83

PJ151-2024

Programa de aptidão funcional para idosos

MARIO ALVES DE SIQUEIRA FILHO

84

PJ174-2024

HistoEasy: otimização do processo ensino-aprendizagem da Histologia, em ambiente escolar, através de abordagens teórico-práticas

MELAINE MONT' ALVERNE LAWALL SILVA

85

PJ176-2024

PODCAST HISTOCAST: otimização do processo ensino-aprendizagem da disciplina de Histologia

MELAINE MONT' ALVERNE LAWALL SILVA

86

PJ130-2024.

Atenção Nutricional ao Grupo Materno Infantil Atendido no Hospital Materno Infantil

NAYRA ANIELLY CABRAL CANTANHEDE

87

PJ130-2024

ATENÇÃO NUTRICIONAL AO GRUPO MATERNO INFANTIL ATENDIDO NO HOSPITAL MATERNO INFANTIL

NAYRA ANIELLY CABRAL CANTANHEDE

88

PJ037-2024

A Biblioteca como espaço de interculturalidade

NEUSANI OLIVEIRA IVES FELIX

89

PJ029-2020

Engenharia cidadã: Propostas de soluções técnicas para os problemas de engenharia civil e ambiental em comunidades carentes

PAULO CESAR DE OLIVEIRA QUEIROZ

90

PJ0165-2024

Educação do Campo e Educação Comunitária Quilombola

PEDRO HENRIQUE GOMES XAVIER

91

PJ044-2023

Atendimento odontológico multidisciplinar a crianças e adolescentes com traumatismo dental

PIERRE ADRIANO MORENO NEVES

92

PJ023-2024

Cuidados Paliativos em Clínica Médica: a importância da humanização para a formação generalista

PLÍNIO DA CUNHA LEAL

93

PJ0185-2024

JTVUFMA DA PAUTA À REPORTAGEM: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE TELEJORNALISMO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL

RAFAEL FIGUEIREDO DA SILVA BATISTA

94

PJ143-2024

Educação Sustentável e Ambiental em Escolas Públicas: Cultivo e Estudo da Rosa do Deserto

RAISSA RACHEL SALUSTRIANO DA SILVA MATOS

95

PJ072-2024

Projeto de extensão ETC Hub

RAMON BEZERRA COSTA

96

PJ024-2024

Codesign com grupos produtivos dos assentamentos da reforma agrária: uma abordagem participativa de design para a autonomia produtiva

RAQUEL GOMES NORONHA

97

PJ0124-2023

Educação para diversidade: a capoeira como instrumento de luta contra o racismo e o sexismo

RAQUEL GONCALVES DANTAS

98

PJ022-2023

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE: (re)escrevendo as trajetórias de surdos e ou vintes a partir da aquisição da Língua Brasileira de Sinais – Libras

RAYRON LENNON COSTA SOUSA

99

PJ202-2024

AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO SANITÁRIAS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO: DA UNIVERSIDADE FEDERAL MARANHÃO – UNIDADE BOM JESUS

REGIANE SILVA PINHEIRO

100

PJ031-2022

Projeto de Extensão: Por uma Educação Quilombola Contextualizada: fortalecendo práticas educacionais e autonomias

ROBERTA MARIA BATISTA FIGUEIREDO LIMA

101

PJ0208-2024

Educação em Saúde e assistência farmacêutica para comunidades em situação de vulnerabilidade.

ROSIMARY DE JESUS GOMES TURRI

102

PJ196-2024

PREVENÇÃO DE FRATURAS E CUIDADOS NA OSTEOPOROSE: ZELANDO PELA SAÚDE ÓSSEA

ROSSANA SANTIAGO DE SOUSA AZULAY

103

PJ050-2023

EDUCAÇÃO POPULAR AMBIENTAL: CONSTRUINDO O DIREITO AO MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO A PARTIR DAS PRÁTICAS COMUNITÁRIAS

RUAN DIDIER BRUZACA ALMEIDA VILELA

104

PJ098-2024

Cidadão Socorrista: educação de prevenção ao trauma e condutas de primeiros socorros em institutos educacionais

SANTIAGO CIRILO NOGUERA SERVIN

105

PJ006-2024

SAÚDE NA PORTA QUILOMBOLA

SUELI DE SOUZA COSTA

106

PJ0160-2024

Atendimento aos pacientes com neuropatias periféricas e dor crônica

THIAGO ALVES RODRIGUES

107

PJ0157-2024

CARTOGRAFIA SOCIAL DOS CONFLITOS AGRÁRIOS E SOCIOAMBIENTAIS EM SAO BERNARDO -MA COMO INSTRUMENTO DE LUTA PELA JUSTIÇA AMBIENTAL E PELO BEM-VIVER

THIAGO PEREIRA LIMA

108

PJ063-2020

Projeto ciência e prevenção da UFMA: Desenvolvimento, otimização, análise e produção de saneantes necessários na prevenção de doenças.

ULISSES MAGALHAES NASCIMENTO

109

PJ0061-2024

Igualdade de Gênero e Diversidade na Escola

VANDA MARIA LEITE PANTOJA

110

PJ0036-2022

BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM AGROINDÚSTRIAS DE POLPA DE FRUTA DE IMPERATRIZ, PORTO FRANCO, ESTREITO E JOÃO LISBOA-MA

VIRLANE KELLY HUNALDO

111

PJ223-2024

Capacitação em Automação Agrícola: Soluções com Arduino e/ou ESP32 para o setor agropecuário.

WASHINGTON DA SILVA SOUSA

112

PJ155-2024

Zine Sibita na construção dos saberes locais

YARA MEDEIROS DOS SANTOS

113

PJ105-2023

Programa GLOBE como proposta lúdica de ensino: avaliação das mudanças climáticas e a sua relação com a manifestação de mosquitos e implicações para a saúde no Município de Pinheiro

YLLANA FERREIRA MARINHO