Comunicação oral
CHAMADA
PÚBLICA COMUNICAÇÕES ORAIS DO XIII FÓRUM DE EXTENSÃO E V FÓRUM DE CULTURA DA
PROEC/UFMA (2025)
1. APRESENTAÇÃO
A Pró-Reitoria de
Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (PROEC/UFMA)
convoca os(as) coordenadores(as) de projetos contemplados com bolsa no Edital PROEC/UFMA nº
12/2024 e convida os(as) discentes extensionistas bolsistas e
voluntários(as) a apresentarem os resultados de seus projetos por meio de Comunicação Oral,
como parte integrante do XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura da UFMA 2025.
As apresentações
ocorrerão de forma assíncrona, mediante envio prévio de vídeo
de Comunicação Oral, compondo a mostra institucional de
experiências extensionistas da Universidade.
A iniciativa busca dar visibilidade aos resultados e impactos sociais das
ações de extensão, valorizar o protagonismo discente e favorecer o
intercâmbio de experiências entre projetos e comunidades
atendidas.
O envio do vídeo de
Comunicação Oral é obrigatório para todos os projetos
contemplados com bolsa no Edital PROEC/UFMA nº 12/2024.
A ausência do vídeo implicará inadimplência junto à PROEC, impedindo a
participação do projeto no próximo edital de bolsas de extensão.
Importante:
Cada projeto deverá enviar somente um (1)
vídeo, representando o conjunto das ações e
resultados alcançados.
O vídeo pode ter um(a) ou mais apresentadores(as), devendo ser coeso e bem
articulado.
Recomenda-se que a apresentação seja feita por bolsistas do projeto;
caso já tenham concluído o curso, poderá ser realizada por voluntário(a)
ou pelo(a) coordenador(a).
O vídeo deve destacar o
projeto
como um todo, abordando seus resultados, aprendizados e contribuições
sociais, e não planos de trabalho individuais.
2. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
2.1 Formato da Apresentação
Cada projeto
enviará um
(1) vídeo de Comunicação Oral;
Duração máxima: 3 (três) minutos;
Tamanho máximo: 100 MB;
O vídeo deve
ser gravado em formato horizontal;
Deve
apresentar, de forma clara e criativa, os principais resultados e impactos do
projeto;
É obrigatório o uso dos
templates oficiais do XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura,
disponibilizados AQUI;
Podem ser
incluídos slides,
imagens ou pequenos trechos de vídeo que ilustrem as ações
realizadas.
Observação:
É permitido
e recomendado publicar o mesmo vídeo de Comunicação Oral
no perfil
oficial do projeto no Instagram(caso exista), ampliando a
divulgação das ações extensionistas.
Para participar do Concurso de Comunicação Digital Melhor Reels
Extensionista no Instagram(Não obrigatório-vide regulamento na outra chamada), o conteúdo
poderá ser
adaptado
ao formato de Reels e publicado como nova postagem, mantendo o uso dos templates
oficiais.
2.2 Envio e Inscrição
Cada coordenador(a)
receberá, em seu e-mail institucional, uma convocação oficial
da PROEC contendo informações básicas do projeto
(código e título).
Caso possua mais de um projeto contemplado, o(a) coordenador(a) receberá um
e-mail distinto para cada um deles.
O(a) coordenador(a)
deverá:
Fazer o upload do vídeo e enviá-lo para o e-mail proec.forunsec@ufma.br, conforme as instruções recebidas;
Informar, os
dados da equipe
executora (coordenador(a), bolsistas e voluntários(as)) e da equipe de
apresentação.
O envio dentro do prazo
é condição para participação e certificação.
3. AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO
3.1 Avaliação Técnica
A avaliação dos vídeos
será realizada pela equipe técnica da PROEC/UFMA, com base nos
critérios abaixo.
Cada avaliador atribuirá nota de 0 (zero) a 10 (dez) para cada
critério.
Os pesos
indicados servirão para o cálculo da nota final ponderada, expressa também em escala de 0 a 10.
A pontuação somente será atribuída quando as evidências estiverem claramente
demonstradas no vídeo (argumentos, depoimentos, imagens ou registros de campo).
3.2 Critérios de Avaliação Técnica
|
Critério |
Descrição resumida |
Peso |
Pontuação máxima por item
(avaliador) |
|
1. Relação dialógica com a
sociedade |
Demonstra interação direta com a comunidade
externa, parcerias com instituições (escolas, prefeituras, empresas,
associações, etc.), execução em espaços externos à UFMA e registros visuais
das ações junto à sociedade. |
3 |
10 |
|
2. Interdisciplinaridade e
interprofissionalidade |
Evidencia a participação de membros de
diferentes cursos, áreas de conhecimento ou formações profissionais,
integrando saberes e práticas de modo colaborativo. |
1 |
10 |
|
3. Indissociabilidade entre
ensino, pesquisa e extensão |
Mostra articulação entre conteúdos curriculares,
atividades de pesquisa e práticas extensionistas que fortalecem a formação
acadêmica. |
2 |
10 |
|
4. Impacto na formação
discente |
Demonstra que o projeto contribui para o
desenvolvimento acadêmico, cidadão e profissional dos(as) estudantes
envolvidos(as). |
2 |
10 |
|
5. Transformação social |
Apresenta resultados concretos e mudanças
positivas na realidade da comunidade externa à UFMA. |
2 |
10 |
A nota final
será calculada pela média ponderada das notas atribuídas nos
cinco critérios, conforme seus respectivos pesos, resultando em nota máxima de 10,0
(dez).
3.3 Premiação
Serão reconhecidos:
Os três (3) vídeos com maior pontuação em cada uma das oito áreas temáticas serão reconhecidos como finalistas e, como forma de destaque e valorização, serão publicados no canal da PROEC no YouTube no dia 14 de novembro, aguardando a divulgação dos campeões durante a cerimônia de premiação, no dia 19 de novembro.
O primeiro colocado de
cada área temática será considerado o vídeo campeão;
Os vídeos
campeões serão exibidos e homenageados na cerimônia de encerramento do
Fórum;
Todos os
vídeos válidos e avaliados receberão certificado de apresentação emitido pela
PROEC/UFMA.
3.4 Desclassificação Automática
Serão desconsiderados
os vídeos que apresentarem:
Duração
superior a 3 minutos;
Ausência de
uso dos templates
oficiais;
Conteúdo
fora do escopo do projeto;
Material
inadequado ou em desacordo com princípios éticos da UFMA;
Falhas
graves de áudio, imagem ou acesso;
Envio fora
do prazo.
Quando houver mais de
um envio, somente
o ÚLTIMO vídeo recebido será avaliado.
3.5 Critérios de Desempate
Em
caso de empate
na nota final ponderada entre dois ou mais vídeos, a
classificação seguirá a seguinte ordem de prioridade:
1 Maior nota no critério Relação dialógica com a sociedade;
2 Maior nota no critério Transformação social;
3 Maior nota no critério Impacto na formação discente;
4 Maior nota no critério Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e
extensão;
5 Maior nota no critério Interdisciplinaridade e
interprofissionalidade;
6 Persistindo o empate, será considerado o vídeo enviado
primeiro(Data
e hora do envio.
4. CRONOGRAMA COMUNICAÇÕES ORAIS
|
Etapa |
Período
(2025) |
|
Divulgação da chamada pública |
13 de outubro |
|
Envio dos e-mails de convocação |
13 de outubro |
|
Envio dos vídeos de Comunicação Oral |
13 a 31 de outubro |
|
Publicação preliminar da
lista de inscritos |
1º de novembro |
|
Prazo para solicitação de
correção de inscrições não listadas |
2 e 3 de novembro |
|
Avaliação técnica pela equipe da PROEC/UFMA |
3 a 13 de novembro |
|
Divulgação dos três (3) vídeos finalistas por área
temática |
14 de novembro |
|
Cerimônia de premiação |
19 de novembro |
Nota explicativa
No dia 14 de novembro,
serão divulgados (como forma de destaque e
valorização, serão publicados no canal da PROEC no YouTube) os três
(3) vídeos com maior pontuação em cada área temática,
classificados como finalistas.
O vídeo
campeão de cada área será anunciado e homenageado durante a cerimônia de
encerramento do XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura da UFMA,
no dia 19
de novembro de 2025.
5. DISPOSIÇÕES FINAIS
O envio do vídeo de Comunicação
Oral é obrigatório para todos os projetos com bolsa, e sua
ausência implica inadimplência junto à PROEC.
Os vídeos devem representar o resultado coletivo do projeto e seguir o
padrão visual estabelecido.
A inscrição implica aceite integral deste regulamento.
Casos omissos serão resolvidos pela Direção de Extensão da PROEC/UFMA, e
dúvidas poderão ser enviadas para direx.proec@ufma.br.
LISTA PRELIMINAR DE INSCRITOS
NAS COMUNICAÇÕES ORAIS
XIII Fórum de Extensão e V Fórum
de Cultura da UFMA 2025
Em cumprimento à Chamada Pública
Comunicações Orais do XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura da UFMA
(2025), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFMA), por meio da Diretoria de Extensão-DIREX, divulga a presente lista preliminar dos projetos que enviaram seus
vídeos de Comunicação Oral dentro do prazo estabelecido (13 a 31 de outubro de
2025).
Esta relação tem caráter
preliminar e conferível, devendo ser verificada pelos(as) coordenadores(as) de
projeto. Eventuais inconsistências ou omissões poderão ser comunicadas à PROEC pelos
canais oficiais (direx.proec@ufma.br / proec.forunsec@ufma.br) nos dias 3 e 4 de novembro, conforme o
cronograma
atualizado da
chamada.
A relação a seguir está
organizada em ordem alfabética pelo nome dos(as) coordenadores(as)
|
Ordem |
Código do
projeto |
Título do
Projeto |
Coordenador(a) |
|
1 |
PJ138-2024 |
Monitoramento
Participativo de Chuvas e Nuvens em Alcântara/MA: Uma Abordagem Educativa nas
Escolas utilizando Pluviômetros e Protocolos GLOBE |
ADILSON
MATHEUS BORGES MACHADO |
|
2 |
PJ019-2022 |
AÇÕES
FORMATIVAS EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EM COMUNIDADES TRADICIOANIS DA REGIÃO
TOCANTINA: saberes e beneficiamento de alimentos |
ADRIANA
CRISPIM DE FREITAS |
|
3 |
PJ053-2021 |
ATIVIDADES
EDUCACIONAIS E PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE PROTOCOLOS DE HIGIENE BUCAL PARA
PACIENTES PEDIÁTRICOS E SEUS CUIDADORES NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO MATERNO
INFANTIL DO MARANHÃO |
ADRIANA
DE FÁTIMA VASCONCELOS PEREIRA |
|
4 |
PJ063-2023 |
PROGRAMA
DE TERAPIA PERIODONTAL DE SUPORTE |
ADRIANA
DE FÁTIMA VASCONCELOS PEREIRA |
|
5 |
PJ0049-2021 |
A
INTEGRALIDADE NO CUIDADO EM SAÚDE PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA |
ADRIANA
LIMA DOS REIS COSTA |
|
6 |
PJ0079-2023 |
ANATOMYEASY:
facilitando o estudo da anatomia, em ambiente escolar, através do ensino
teórico e prático |
ADRIANA
OLIVEIRA DIAS DE SOUSA MORAIS |
|
7 |
PJ075-2023 |
PODCAST
ANATOMYCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR: projeto
de extensão universitária da disciplina de Anatomia Humana |
ADRIANA
OLIVEIRA DIAS DE SOUSA MORAIS |
|
8 |
PJ0102-2023 |
Geoprocessamento
Ambiental na Bacia do Rio Grajaú |
ADRIANO
KID AZAMBUJA |
|
9 |
PJ181-2024 |
PREVENÇÃO
E REDUÇÃO DE SINISTROS (ACIDENTES) DE TRÂNSITO ENVOLVENDO MOTOCICLISTAS NA
CIDADE DE SÃO LUÍS MA |
AF ALI
UTHANT MOREIRA LIMA DA COSTA |
|
10 |
PJ117-2024 |
BIBLIOTECAS
ESCOLARES, BIBLIOTECÁRIOS E LETRAMENTO INFORMACIONAL: a dimensão educativa
dos fazeres e saberes do/a profissional da informação na escola |
ALDINAR
MARTINS BOTTENTUIT |
|
11 |
PJ049-2023 |
EDUCAÇÃO
EM DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS E
IDOSOS:possibilidades pedagógicas na formação docente |
ANA PAULA
DOS SANTOS REINALDO VERDE |
|
12 |
PJ183-2024 |
CURSO
BÁSICO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS |
ANA ZILDA
DOS SANTOS CABRAL FIGUEREDO |
|
13 |
PJ013-2022 |
CONSCIENTIZAÇÃO
SOBRE OS FATORES DE RISCO RELACIONADOS AO CÂNCER DE PÊNIS EM UMA CIDADE DE
ESTADO HIPERENDÊMICO NO NORDESTE BRASILEIRO |
ANDERSON
GOMES NASCIMENTO SANTANA |
|
14 |
PJ0058-2022 |
AÇÕES
INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE PRÓXIMAA UFMA EM
PINHEIRO MA |
ANNE
KARINE MARTINS ASSUNÇÃO DA SILVA |
|
15 |
PJ090-2023 |
Ciência
na Rede: Descomplicando a Ciência através das Redes Sociais |
ARAMYS
SILVA DOS REIS |
|
16 |
PJ0118-2023 |
Matemática
Olímpica no Ensino Fundamental I |
ARLANE
MANOEL SILVA VIEIRA |
|
17 |
PJ0038-2024 |
Feira da
Resex Tauá-Mirim na UFMA.mp4 |
BARTOLOMEU
RODRIGUES MENDONÇA |
|
18 |
PJ0190-2024 |
Educa
asma |
BYANKA
TELES MENEZES |
|
19 |
PJ145-2021 |
Projeto
EnvelheSER |
CAIRO
CEZAR BRAGA DE SOUSA |
|
20 |
PJ0015-2024 |
Projeto
de Extensão para Modernização do Laboratório de Química e Fertilidade de Solo
da UFMA em Apoio a Comunidades e Produtores |
CARLOS
AUGUSTO ROCHA DE MORAES REGO |
|
21 |
PJ019-2021 |
Laboratório
de Design Social da Cidade (LABDES-CIDADE) |
CARLOS
DELANO RODRIGUES |
|
22 |
PJ210-2024 |
PREVENÇÃO
E ANÁLISE DO RISCO DA DOENÇA CARDIOMETABOLICA EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS
EM USO DE ANTIRRETROVIRAIS |
CLAUDIA
DE ANDRADE ARRAIS ROSA |
|
23 |
PJ210-2024 |
PREVENÇÃO
E ANÁLISE DO RISCO DA DOENÇA CARDIOMETABOLICA EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS
EM USO DE ANTIRRETROVIRAIS |
CLAUDIA
REGINA DE ANDRADE ARRAIS |
|
24 |
PJ106-2024 |
Aprendendo
e empreendendo com o turismo |
CONCEIÇÃO
DE MARIA BELFORT DE CARVALHO |
|
25 |
PJ080-2024 |
Micoses
Endêmicas Negligenciadas no Estado do Maranhão |
CONCEIÇÃO
DE MARIA PEDROSO E SILVA DE AZEVEDO |
|
26 |
PJ0045-2023 |
Projeto
FloreSER |
CRISTIANE
RÊGO OLIVEIRA |
|
27 |
PJ033-2022 |
Reaproveitamento
de resíduos orgânicos através da compostagem |
DAIANE
FOSSATTI DALLOGLIO |
|
28 |
PJ078-2024 |
Profissionalização
da Hospitalidade |
DAVI
ALYSSON DA CRUZ ANDRADE |
|
29 |
PJ079-2024 |
Hospitalidade
no Campus |
DAVI
ALYSSON DA CRUZ ANDRADE |
|
30 |
PJ103-2022 |
Cuidados
Farmacêuticos com Práticas Integrativas e Complementares na Universidade
Federal do Maranhão: implantação de consultório farmacêutico |
DENISE
FERNANDES COUTINHO |
|
31 |
PJ074-2024 |
CINE
[RE]INVENÇÃO |
DOMINGOS
DE JESUS COSTA PEREIRA FILHO |
|
32 |
PJ159-2024 |
Entrelinhas:
Alfabetização Dialógica |
EDITH
MARIA BATISTA FERREIRA |
|
33 |
PJ037-2023 |
ENTRE UM
CHÁ E OUTRO: EXPERIÊNCIAS E SABERES BOTÂNICOS AO LONGO DAS GERAÇÕES |
EDUARDO
BEZERRA DE ALMEIDA JÚNIOR |
|
34 |
PJ118-2024 |
PROMOÇÃO
DE EDUCAÇÃO E SAÚDE ENTRE IDOSOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE INTEGRADA DA
TERCEIRAIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UNITI-UFMA). |
ELANE
VIANA HORTEGAL FURTADO |
|
35 |
PJ030
2024 |
Promoção
de Saúde Bucal às Gestantes da Maternidade "Marly Sarney" em São
Luís-MA |
ELIZABETH
LIMA COSTA |
|
36 |
PJ028-2024 |
CÁRIE
PRECOCE NA INFÂNCIA: Estudo da Percepção Materna sobre Fatores de Risco,
Transmissibilidade e Medidas Preventivas no Binômio Mãe-Filho |
ELIZABETH
LIMA COSTA |
|
37 |
PJ124-2024 |
Projeto
Hotelaria e Saúde |
ELZA
GALVÃO BERGÊ CUTRIM DUAILIBE |
|
38 |
PJ040-2024 |
SERVIÇO
DE ESTOMATOPATOLOGIA ODONTOLÓGICA DA UFMA: DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO PREVENTIVO
E CURATIVO E ACOMPANHAMENTO DAS LESÕES BUCAIS |
ERIKA
MARTINS PEREIRA |
|
39 |
PJ128-2024 |
Impulso
Certo |
FABIANO
FERREIRA LOPES |
|
40 |
PJ054-2022 |
TOXICOLOGIA
NAS ESCOLAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA |
FABIO DE
SOUZA MONTEIRO |
|
41 |
PJ133-2023 |
Vacinação
contra HPV: Informação e conscientização |
FLAVIA
CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL |
|
42 |
PJ184-2024 |
ATENÇÃO
BÁSICA À SAÚDE, FITOTERAPIA E UFMA: aprender, ensinar e inovar |
FLAVIA
MARIA MENDONCA DO AMARAL |
|
43 |
PJ048-2023 |
CONTANDO
COM O MANGUEZAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CIÊNCIA PARA O ENSINO INFANTIL E
ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º. AO 5º. ANO |
FLAVIA
REBELO MOCHEL |
|
44 |
PJ212-2024 |
DESVENDANDO
A ENGENHARIA DE ALIMENTOS |
FRANCINEIDE
FIRMINO |
|
45 |
PJ035-2022 |
EDUCAR
PARA CUIDAR: RASTREAMENTO DA HANSENÍASE EM REGIÃO HIPERENDÊMICA DO NORDESTE
BRASILEIRO. |
FRANCISCA
JACINTA FEITOZA DE OLIVEIRA |
|
46 |
PJ085-2024 |
ESTUDAR,
UMA AÇÃO SAUDÁVEL |
FRANCY
SOUSA RABELO |
|
47 |
PJ214-2024 |
EDUCAÇÃO
EM SAÚDE AOS TRABALHADORES DA COLETA DE RESÍDUOS NO LIXAO DE PINHEIRO-MA |
GABRIELA
DANTAS CARVALHO |
|
48 |
PJ0217-2024 |
Ciência
da Computação para Crianças e Adolescentes |
GEAN
CARLOS LOPES DE SOUSA |
|
49 |
PJ048-2024 |
Adoção da
Saúde Bucal por pré-escolares de uma creche |
GISELE
QUARIGUASI TOBIAS LIMA DA SILVA |
|
50 |
PJ146-2024 |
ALÔ
COMUNIDADE |
HAPHISA KASHEMYRA
COSTA SOUZA MUGNAINI |
|
51 |
PJ052-2024 |
Escola de
Educação Popular no Corredor Carajás: Cidadania, Direitos Humanos e Direitos
da Natureza |
HORÁCIO
ANTUNES DE SANTANA JÚNIOR |
|
52 |
PJ109-2024 |
ENTRETEXTOS |
ILZA DO
SOCORRO GALVAO CUTRIM |
|
53 |
PJ106-2022 |
AÇÕES DE
ENFERMAGEM EM GINECOLOGIA E OBSTETRICIA |
IOLANDA
GRAEPP FONTOURA |
|
54 |
PJ017-2025 |
Promovendo
a Integração: Aulas Práticas de Química no Laboratório da UFMA para Reduzir
Assimetrias Educacionais em Codó-MA. |
ISMAEL
CARLOS BRAGA ALVES |
|
55 |
PJ070-2023 |
AÇÕES
SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PARA OCONTROLE DE
PARASITAS NO MARANHÃO |
IVO
ALEXANDRE LEME DA CUNHA |
|
56 |
PJ070-2023 |
AÇÕES
SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PARA OCONTROLE DE
PARASITAS NO MARANHÃO |
IVO
ALEXANDRE LEME DA CUNHA |
|
57 |
PJ195-2024 |
CICLO DE
PALESTRAS EM REPRODUÇÃO ANIMAL COMO INTEGRADOR DO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM |
IVO
ALEXANDRE LEME DA CUNHA |
|
58 |
PJ063-2022 |
WEB Rádio
UFMA ITZ |
IZANI
PIBERNAT MUSTAFA |
|
59 |
PJ087-2024 |
Estudos
NUPPI- Ciclo de Ações Formativas e Criativas em Imagem |
JANE
CLEIDE DE SOUSA MACIEL |
|
60 |
PJ022-2024 |
ABORDAGEM
MULTIDISCIPLINAR AO PORTADOR DE CEFALEIA |
JOAO
BATISTA SANTOS GARCIA |
|
61 |
PJ094-2024 |
Análise
da Qualidade da Água do Rio Pericumã em Pinheiro/MA: Um Estudo de Extensão
Universitária utilizando protocolos do programa GLOBE |
JOAO
PAULO TENORIO DA SILVA SANTOS |
|
62 |
PJ136-2024 |
Sensibilização
da população sobre uso de um novo biolarvicida como alternativa de controle
de vetores de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) e Aedes (Stegomyia)
albopictus (Skuse, 1894) em Codó, Maranhão |
JOELMA
SOARES DA SILVA |
|
63 |
PJ176-2024 |
PODCAST
HISTOCAST: otimização do processo ensino-aprendizagem da disciplina de
Histologia |
JOICY
CORTÊS DE SÁ SOUSA |
|
64 |
PJ177-2024 |
PODCAST
CITOCAST: integralização do processo de ensino teórico-prático da disciplina
de Citologia |
JOICY
CORTEZ DE SÁ SOUSA |
|
65 |
PJ0175-2024 |
CitoEasy:
otimização do processo ensino - aprendizagem da Citologia, em ambiente
escolar, através de abordagens teórico- práticas |
JOICY
CORTEZ DE SÁ SOUSA |
|
66 |
PJ123-2021 |
Turismo e
Governança: Ações de Extensão no Âmbito da Promoção e Cultura do Polo
Turístico São Luís |
JONILSON
COSTA CORREIA |
|
67 |
PJ055-2022 |
HQs no
ambiente escolar: histórias em quadrinhos como instrumento de interpretação
da sociedade |
JORGE
LUIZ FEITOZA MACHADO |
|
68 |
PJ034-2022 |
SABERES
GRIÔS, LITERATURA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
JOSENILDO
CAMPOS BRUSSIO |
|
69 |
PJ097-2024 |
PROJETO
ESPAÇO INTEGRADO DO TURISMO-ESINT |
KLAUTENYS
DELLENE GUEDES CUTRIM |
|
70 |
PJ107-2024 |
TOUR PEDAGÓGICO
NOS LUGARES DE MEMÓRIA |
KLAUTENYS
DELLENE GUEDES CUTRIM |
|
71 |
PJ141-2024 |
Promovendo
a Saúde Dermatológica: Educação e Prevenção |
LEONARDO
BEZERRA MACIEL |
|
72 |
PJ0021-2024 |
Liquens
GO! |
LEONARDO
TEIXEIRA DALL'AGNOL |
|
73 |
PJ062-2024 |
Educação
em diabetes: enfermagem como facilitadora do autocuidado |
LÍVIA
MAIA PASCOAL |
|
74 |
PJ199-2024 |
O meio
ambiente no Ensino Médio: entender o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
7 em uma Escola Pública na cidade de Grajaú/MA. |
LUCIANO
ROCHA DA PENHA |
|
75 |
PJ064-2024 |
Plantão do
riso: promoção da saúde de um jeito
diferente |
LUECYA
ALVES DE CARVALHO SILVA |
|
76 |
PJ116-2024 |
QUINTAL
ORGÂNICO PRODUTIVO SANTA MARGARIDA D'YOUVILLE |
LUISA
JULIETH PARRA SERRANO |
|
77 |
PJ147-2024 |
EXPLORANDO
O SOLO SOB NOSSOS PÉS: MINI MUSEU CONECTANDO A UNIVERSIDADE À COMUNIDADE
ESCOLAR |
LUMA
CASTRO DE SOUZA |
|
78 |
PJ088-2024 |
COMUNICAÇÃO
ESTRATÉGICA PARA A COMPREENSÃO MÚTUA E ACESSIBILIDADE ATITUDINAL NO
RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
MARCIO
JOSE SOUSA ARAUJO |
|
79 |
PJ032-2022 |
O PULO DO
GASTRO |
MARCOS
ANTONIO CUSTÓDIO NETO DA SILVA |
|
80 |
PJ041-2023 |
VIVÊNCIAS
NO USO DO AÇAÍ: SABER ALIADO À EXTENSÃO UNIVERSITARIA NA PREVENÇÃO E DETECÇÃO
PRECOCE DO CÂNCER NO ESTADO DO MARANHÃO |
MARIA DO
DESTERRO SOARES BRANDAO NASCIMENTO |
|
81 |
PJ167-2024 |
Portas de
visibilidade: produção e compartilhamento dos saberes da diversidade
produzidos na UFMA nas escolas do ensino media da região do Itaqui Bacanga |
MARIA
GISLENE CARVALHO FONSECA |
|
82 |
PJ127-2021 |
VIVAMAR:
DESENVOLVENDO UMA VISAO EDUCATIVA SOBRE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE |
MARIANNA
BASSO JORGE |
|
83 |
PJ151-2024 |
Programa
de aptidão funcional para idosos |
MARIO
ALVES DE SIQUEIRA FILHO |
|
84 |
PJ174-2024 |
HistoEasy:
otimização do processo ensino-aprendizagem da Histologia, em ambiente
escolar, através de abordagens teórico-práticas |
MELAINE
MONT' ALVERNE LAWALL SILVA |
|
85 |
PJ176-2024 |
PODCAST
HISTOCAST: otimização do processo ensino-aprendizagem da disciplina de
Histologia |
MELAINE
MONT' ALVERNE LAWALL SILVA |
|
86 |
PJ130-2024. |
Atenção
Nutricional ao Grupo Materno Infantil Atendido no Hospital Materno Infantil |
NAYRA
ANIELLY CABRAL CANTANHEDE |
|
87 |
PJ130-2024 |
ATENÇÃO
NUTRICIONAL AO GRUPO MATERNO INFANTIL ATENDIDO NO HOSPITAL MATERNO INFANTIL |
NAYRA
ANIELLY CABRAL CANTANHEDE |
|
88 |
PJ037-2024 |
A
Biblioteca como espaço de interculturalidade |
NEUSANI
OLIVEIRA IVES FELIX |
|
89 |
PJ029-2020 |
Engenharia
cidadã: Propostas de soluções técnicas para os problemas de engenharia civil
e ambiental em comunidades carentes |
PAULO
CESAR DE OLIVEIRA QUEIROZ |
|
90 |
PJ0165-2024 |
Educação
do Campo e Educação Comunitária Quilombola |
PEDRO
HENRIQUE GOMES XAVIER |
|
91 |
PJ044-2023 |
Atendimento
odontológico multidisciplinar a crianças e adolescentes com traumatismo
dental |
PIERRE
ADRIANO MORENO NEVES |
|
92 |
PJ023-2024 |
Cuidados
Paliativos em Clínica Médica: a importância da humanização para a formação
generalista |
PLÍNIO DA
CUNHA LEAL |
|
93 |
PJ0185-2024 |
JTVUFMA
DA PAUTA À REPORTAGEM: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE TELEJORNALISMO PARA A
FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL |
RAFAEL
FIGUEIREDO DA SILVA BATISTA |
|
94 |
PJ143-2024 |
Educação
Sustentável e Ambiental em Escolas Públicas: Cultivo e Estudo da Rosa do
Deserto |
RAISSA
RACHEL SALUSTRIANO DA SILVA MATOS |
|
95 |
PJ072-2024 |
Projeto
de extensão ETC Hub |
RAMON
BEZERRA COSTA |
|
96 |
PJ024-2024 |
Codesign
com grupos produtivos dos assentamentos da reforma agrária: uma abordagem
participativa de design para a autonomia produtiva |
RAQUEL
GOMES NORONHA |
|
97 |
PJ0124-2023 |
Educação
para diversidade: a capoeira como instrumento de luta contra o racismo e o
sexismo |
RAQUEL
GONCALVES DANTAS |
|
98 |
PJ022-2023 |
ACESSIBILIDADE
E INCLUSÃO NO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE: (re)escrevendo as trajetórias de
surdos e ou vintes a partir da aquisição da Língua Brasileira de Sinais
Libras |
RAYRON
LENNON COSTA SOUSA |
|
99 |
PJ202-2024 |
AVALIAÇÃO
E MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO SANITÁRIAS DO RESTAURANTE
UNIVERSITÁRIO: DA UNIVERSIDADE FEDERAL MARANHÃO UNIDADE BOM JESUS |
REGIANE
SILVA PINHEIRO |
|
100 |
PJ031-2022 |
Projeto
de Extensão: Por uma Educação Quilombola Contextualizada: fortalecendo
práticas educacionais e autonomias |
ROBERTA
MARIA BATISTA FIGUEIREDO LIMA |
|
101 |
PJ0208-2024 |
Educação
em Saúde e assistência farmacêutica para comunidades em situação de
vulnerabilidade. |
ROSIMARY
DE JESUS GOMES TURRI |
|
102 |
PJ196-2024 |
PREVENÇÃO
DE FRATURAS E CUIDADOS NA OSTEOPOROSE: ZELANDO PELA SAÚDE ÓSSEA |
ROSSANA
SANTIAGO DE SOUSA AZULAY |
|
103 |
PJ050-2023 |
EDUCAÇÃO
POPULAR AMBIENTAL: CONSTRUINDO O DIREITO AO MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO A
PARTIR DAS PRÁTICAS COMUNITÁRIAS |
RUAN
DIDIER BRUZACA ALMEIDA VILELA |
|
104 |
PJ098-2024 |
Cidadão
Socorrista: educação de prevenção ao trauma e condutas de primeiros socorros
em institutos educacionais |
SANTIAGO
CIRILO NOGUERA SERVIN |
|
105 |
PJ006-2024 |
SAÚDE NA
PORTA QUILOMBOLA |
SUELI DE
SOUZA COSTA |
|
106 |
PJ0160-2024 |
Atendimento
aos pacientes com neuropatias periféricas e dor crônica |
THIAGO
ALVES RODRIGUES |
|
107 |
PJ0157-2024 |
CARTOGRAFIA
SOCIAL DOS CONFLITOS AGRÁRIOS E SOCIOAMBIENTAIS EM SAO BERNARDO -MA COMO
INSTRUMENTO DE LUTA PELA JUSTIÇA AMBIENTAL E PELO BEM-VIVER |
THIAGO
PEREIRA LIMA |
|
108 |
PJ063-2020 |
Projeto ciência
e prevenção da UFMA: Desenvolvimento, otimização, análise e produção de
saneantes necessários na prevenção de doenças. |
ULISSES
MAGALHAES NASCIMENTO |
|
109 |
PJ0061-2024 |
Igualdade
de Gênero e Diversidade na Escola |
VANDA
MARIA LEITE PANTOJA |
|
110 |
PJ0036-2022 |
BOAS
PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM AGROINDÚSTRIAS DE POLPA DE FRUTA DE IMPERATRIZ,
PORTO FRANCO, ESTREITO E JOÃO LISBOA-MA |
VIRLANE
KELLY HUNALDO |
|
111 |
PJ223-2024 |
Capacitação
em Automação Agrícola: Soluções com Arduino e/ou ESP32 para o setor agropecuário. |
WASHINGTON
DA SILVA SOUSA |
|
112 |
PJ155-2024 |
Zine
Sibita na construção dos saberes locais |
YARA
MEDEIROS DOS SANTOS |
|
113 |
PJ105-2023 |
Programa
GLOBE como proposta lúdica de ensino: avaliação das mudanças climáticas e a
sua relação com a manifestação de mosquitos e implicações para a saúde no
Município de Pinheiro |
YLLANA
FERREIRA MARINHO |