CONCURSO DE REELS
CHAMADA PÚBLICA
CONCURSO DE COMUNICAÇÃO DIGITAL: MELHOR REELS EXTENSIONISTA NO INSTAGRAM DO
XIII FÓRUM DE EXTENSÃO E V FÓRUM DE CULTURA DA PROEC/UFMA (2025)
É importante destacar que todas as pessoas que votarem deverão ir no Instagram e curtir o vídeo preferido, pois a classificação final será determinada prioritariamente pelo número de votos válidos registrados no formulário, desde que o Reels apresente número de curtidas igual ou superior ao total de votos recebido.
1. APRESENTAÇÃO
A Pró-Reitoria de
Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (PROEC/UFMA) convida as
equipes extensionistas da UFMA a participarem do Concurso de
Comunicação Digital Melhor Reels Extensionista no Instagram,
parte integrante do XIII Fórum de Extensão e do V Fórum de Cultura da
UFMA 2025.
O concurso tem como
objetivo valorizar e reconhecer boas práticas de divulgação extensionista em
redes sociais, estimulando a criatividade, a síntese comunicativa e a
popularização da ciência e da extensão universitária em ambientes digitais,
transformando esse momento em uma celebração lúdica e festiva da comunicação
extensionista da UFMA.
A participação é facultativa,
podendo concorrer qualquer projeto de extensão ativo na UFMA, com ou
sem bolsa vigente.
2. PARTICIPAÇÃO
O Reels deverá ser
publicado com identificação
padronizada na legenda, contendo obrigatoriamente as seguintes
informações:
Código e título do projeto (conforme
registrado no SIGAA/UFMA);
Sigla da unidade e do centro de vínculo (ex.:
CCSS/CCSO, DEX/PROEC);
Nome do(a) coordenador(a) do projeto.
(Exemplo
de legenda:)
PJ999-2025 Projeto Comunicação e Comunidade
CCSS/CCSO Coord.: Profª
XXXXX
#forunsec2025
Essa padronização
facilita a verificação pela PROEC e assegura uniformidade e visibilidade institucional
às ações extensionistas da UFMA nas redes sociais.
Cada projeto
poderá inscrever um (1) Reels, produzido e publicado em
perfil oficial, próprio do
projeto, no Instagram;
Projetos que ainda não possuam perfil no Instagram poderão criá-lo
durante o período de inscrição e atualização dos perfis (13 a 31 de outubro de
2025),
conforme o cronograma;
O Reels deve
apresentar, de forma criativa e acessível, as ações, objetivos, resultados e
impacto social do projeto;
Serão
aceitos apenas Reels publicados em perfis oficiais de projetos vinculados à UFMA,
e a verificação
será realizada a partir do @ (arroba) informado no formulário (ou seja, o nome
de usuário do perfil no Instagram, que identifica oficialmente o projeto, deve
corresponder exatamente ao nome do projeto ou ser facilmente reconhecido
como o nome fantasia do projeto);
Reels
postados em perfis pessoais, genéricos ou de terceiros não serão
aceitos;
O perfil deve
permanecer público durante todo o período de votação e
conferência.
Observação:
O Reels pode derivar do mesmo vídeo de Comunicação Oral submetido ao Fórum,
desde que adaptado ao formato vertical (9:16) e publicado como Reels no Instagram.
Recomendamos
o uso da hashtag #forunsec2025 na legenda do Reels (isso ajuda o público a
localizar e reconhecer o vídeo mais facilmente durante a votação).
É obrigatório
o uso dos templates oficiais do XIII Fórum de Extensão e V
Fórum de Cultura, disponíveis AQUI.
3. INSCRIÇÃO
A inscrição será
realizada, pelo(a) coordenador(a) do Projeto por meio de
formulário
eletrônico(LINK).
Antes do
envio, recomenda-se que os participantes consultem o Anexo I Checklist para
Inscrição (não é necessário preenchê-lo nem enviá-lo; use apenas como orientação), que funciona como um guia prático, ajudando a
evitar erros e garantindo que o vídeo esteja totalmente conforme as regras do
concurso.
O formulário
solicitará:
Link direto
do Reels concorrente (no Instagram);
Perfil
oficial do projeto (@ do Instagram);
Título e
código do projeto;
Nome e
contatos do(a) coordenador(a);
Equipe
executora (bolsistas e voluntários).
O Reels deverá permanecer publicado
e acessível durante todo o período de votação popular e
conferência final.
Quando houver mais de um envio, somente o ÚLTIMO vídeo
recebido será aceito.
O preenchimento do formulário de inscrição estará restrito
aos e-mails institucionais da UFMA, sendo necessário realizar o acesso
utilizando um endereço de e-mail com domínio @discente.ufma.br (para
estudantes) ou @ufma.br (para docentes e técnicos).
No momento da
inscrição, o(a) coordenador(a) deverá confirmar todos os requisitos do Anexo I Checklist de
Inscrição.
4. AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO
4.1 Processo de Avaliação
A seleção será composta
por duas
etapas complementares, garantindo transparência,
legitimidade e principalmente um momento lúdico ao resultado
final:
1 Votação
popular on-line, por meio de formulário eletrônico
disponibilizado pela PROEC/UFMA;
2 Conferência
pública de validação, com base no engajamento real (número de
curtidas visíveis na postagem oficial do Reels).
A classificação final
será determinada prioritariamente pelo número de votos
válidos registrados no formulário, desde que o Reels
apresente número de curtidas igual ou superior ao total de votos recebidos.
Durante a conferência pública
ao vivo, a equipe da PROEC verificará a correspondência entre
votos e curtidas.
Caso o Reels apresente número de curtidas inferior ao de votos,
será automaticamente desclassificado, prosseguindo-se para o
próximo colocado.
4.2 Premiação
Serão
premiados com Menção Honrosa os três (3) Reels extensionistas
mais bem validados na conferência pública;
Os perfis e
vídeos vencedores serão apresentados e homenageados na cerimônia de encerramento
do XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura da UFMA;
Todos os
projetos inscritos e com Reels válidos receberão certificado de
participação emitido pela PROEC/UFMA.
4.3 Desclassificação
Automática
Será automaticamente
desclassificado o Reels que:
a) Seja removido,
ocultado ou torne-se inacessível antes da conferência pública e da cerimônia de
premiação;
b) Seja identificado
como postado em perfil pessoal, genérico, privado ou não vinculado ao projeto
inscrito;
c) Não utilize o
template oficial do XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura;
d) Contenha material
inadequado, ofensivo, discriminatório ou em desacordo com os princípios
institucionais da UFMA;
e) Apresente
informações incorretas no @ (arroba) ou no link informado no formulário,
impedindo a verificação pela equipe da PROEC.
5. CRONOGRAMA CONCURSO DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
|
Etapa |
Período
(2025) |
|
Divulgação do concurso |
13 de outubro |
|
Inscrição vídeos/Reels |
13 a 31 de outubro |
|
Publicação preliminar da lista de inscritos |
1º de novembro |
|
Prazo para solicitação de correção de inscrições
não listadas |
2 e 3 de novembro |
|
Votação popular on-line |
04 a 17 de novembro |
|
Conferência pública ao vivo e premiação |
19 de novembro |
6. DISPOSIÇÕES FINAIS
O uso dos templates oficiais
do XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura é obrigatório;
O Reels deve
manter-se
publicado até a conclusão do evento;
O envio da
inscrição implica aceite integral deste regulamento e do checklist;
Casos
omissos serão resolvidos pela Direção de Extensão da PROEC/UFMA;
Dúvidas
poderão ser encaminhadas para: direx.proec@ufma.br
ANEXO
I CHECKLIST PARA INSCRIÇÃO
|
Nº |
Item de Verificação |
Sim |
Não |
|
1 |
O projeto está ativo no SIGAA/UFMA no
momento da inscrição. |
☐ |
☐ |
|
2 |
O projeto possui título e código
corretamente informados no formulário. |
☐ |
☐ |
|
3 |
O nome e e-mail do(a) coordenador(a) corretamente preechidos no
formulário. |
☐ |
☐ |
|
4 |
O projeto possui perfil oficial no Instagram
(não é perfil pessoal ou genérico). |
☐ |
☐ |
|
5 |
O @ (arroba) do perfil foi corretamente
informado no formulário. |
☐ |
☐ |
|
6 |
O @ (arroba) é idêntico ou
claramente corresponde a um nome fantasia do projeto,
permitindo sua identificação imediata pela PROEC/UFMA. |
☐ |
☐ |
|
7 |
O perfil está público durante todo o
período do concurso. |
☐ |
☐ |
|
8 |
O Reels foi publicado no perfil oficial do projeto. |
☐ |
☐ |
|
9 |
O Reels apresenta, de forma criativa e
acessível, as ações, objetivos, resultados e impacto social
do projeto. |
☐ |
☐ |
|
10 |
O Reels está no formato vertical (9:16)
e com duração compatível com as regras do Instagram. |
☐ |
☐ |
|
11 |
Foi utilizado o template oficial do XIII Fórum de
Extensão e V Fórum de Cultura, disponível no site da
PROEC/UFMA. |
☐ |
☐ |
|
12 |
O link direto do Reels foi corretamente
inserido no formulário. |
☐ |
☐ |
|
13 |
O link informado está acessível e funcionando normalmente
no momento do envio da inscrição. |
☐ |
☐ |
|
14 |
O Reels foi publicado com
identificação padronizada na legenda.
(Exemplo de legenda:) PJ999-2025 Projeto
Comunicação e Comunidade CCSS/CCSO Coord.: Profª
XXXXX #forunsec2025 |
☐ |
☐ |
|
15 |
O Reels permanecerá publicado até o
final do evento (19 de novembro de 2025). |
☐ |
☐ |
|
16 |
A equipe concorda com as regras do regulamento e com a verificação do
@ (arroba) pelo comitê da PROEC, entendendo que o concurso é, acima de tudo,
uma ação lúdica e festiva. A parte técnica já foi contemplada na chamada de
Comunicações Orais aqui, o foco é se divertir, comunicar com criatividade e
celebrar a extensão! A validação pública dos votos e curtidas faz parte da
brincadeira: pode até parecer um pouco cruel, mas é justamente o que deixa
tudo mais divertido, transparente e emocionante. |
☐ |
☐ |
LISTA PRELIMINAR DE INSCRITOS NO
CONCURSO DE COMUNICAÇÃO DIGITAL MELHOR REELS EXTENSIONISTA NO INSTAGRAM
XIII Fórum de Extensão e V Fórum
de Cultura da UFMA 2025
Em
cumprimento à Chamada Pública Concurso de Comunicação Digital: Melhor Reels
Extensionista no Instagram, integrante do XIII Fórum de Extensão e V Fórum de
Cultura da UFMA (2025), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFMA), por
meio da Diretoria de Extensão DIREX, divulga a presente lista preliminar dos
projetos que realizaram inscrição válida no Concurso de Comunicação Digital,
dentro do prazo estabelecido (13 de outubro a 1º de novembro de 2025).
Esta
relação tem caráter preliminar e conferível, devendo ser verificada pelos(as)
coordenadores(as) de projeto. Eventuais inconsistências ou omissões poderão ser
comunicadas à PROEC pelos canais oficiais (direx.proec@ufma.br /
proec.forunsec@ufma.br) nos dias 3 e 4 de novembro de 2025, conforme o
cronograma atualizado da chamada.
A relação a seguir está
organizada em ordem alfabética pelo nome dos(as) coordenadores(as)
|
Ordem |
Q2 Link direto do Reels concorrente |
Q3 Código do projeto |
Q4 Título do Projeto |
Q5 Nome do(a) coordenador(a) |
|
1 |
https://www.instagram.com/reel/DQfVcU3kqBw/?igsh=MWFlZHFrZjVpMjF4eA== |
PJ049-2021 |
A INTEGRALIDADE
NO CUIDADO EM SAÚDE PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA |
ADRIANA LIMA
DOS REIS COSTA |
|
2 |
https://www.instagram.com/reel/DQfEX26j2e0/?igsh=MWMxeGRwNW40ZXk2dQ== |
PJ070-2024 |
Projeto Hortos
biodinâmicos na promoção à saúde: integração saúde e ambiente para o
desenvolvimento socioeconômico sustentável |
ANA ZÉLIA SILVA |
|
3 |
https://www.instagram.com/reel/DQfjYheEaL0/?igsh=MWdyOGJxbjhyb3I0eA== |
PJ016-2025 |
As ciências
naturais vistas de perto: uma ligação entre escolas públicas e a
universidade |
BRUNO RAFAEL DE
LIMA MORAES |
|
4 |
https://www.instagram.com/reel/DQfGVCnCRNx/?igsh=MWVjejMyNm1qM3B3 |
PJ207-2024 |
ADOLESCER:
Educação sexual preventiva |
CLAUDIA REGINA
DE ANDRADE ARRAIAS |
|
5 |
PJ106-2024 |
Aprendendo e
Empreendendo com Turismo |
CONCEIÇÃO DE
MARIA BELFORT DE CARVALHO |
|
|
6 |
https://www.instagram.com/reel/DQf3LKxDdNO/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== |
PJ039-2024 |
Projeto
Fitoterapia baseada em evidências: uso seguro e racional das plantas
medicinais e fitoterápicos |
CRISÁLIDA
MACHADO VILANOVA |
|
7 |
https://www.instagram.com/reel/DQekGD4ADDE/?igsh=N2dzZndyeHc3aDFp |
PJ045-2023 |
floreSER: vida
e esperança na luta para o efrentamento contra a violência de gênero |
CRISTIANE REGO
OLIVEIRA |
|
8 |
https://www.instagram.com/reel/DQfpveYkfiJ/?igsh=bDAzcHJsdWNzY2Nk |
PJ005-2022 |
PUERPÉRIO COM
AMOR E CIÊNCIA: CUIDADOS COM O TRINÔMIO MÃE-FILHO-FAMÍLIA NA PRIMEIRA SEMANA
DE VIDA |
DAYANNE DA
SILVA FREITAS |
|
9 |
https://www.instagram.com/reel/DQctP0fjhMd/?igsh=eWo2ZmpyMWJxMDli |
PJ028-2024 |
Estudo da
Percepção Materna sobre os Fatores de Risco, Transmissibilidade e Medidas
Preventivas no Binômio Mãe-Filho |
ELIZABETH LIMA
COSTA |
|
10 |
https://www.instagram.com/reel/DQVELHkD8P1/?igsh=MTFjbGI0ZzZyMWVzNg== |
PJ030-2024 |
PROMOÇÃO DE
SAÚDE BUCAL PARA GESTANTES DA MATERNIDADE "MARLY SARNEY " EM SÃO
LUÍS-MA |
ELIZABETH LIMA
COSTA |
|
11 |
https://www.instagram.com/reel/DQfTfnoD9CV/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== |
PJ047-2024 |
Boas práticas
na fitoterapia: da planta medicinal ao produto acabado |
ELIZABETH
REGINA DE CASTRO BORBA |
|
12 |
PJ124-2024 |
Hotelaria e
Saúde |
ELZA GALVÃO
BERGÊ CUTRIM DUAILIBE |
|
|
13 |
https://www.instagram.com/reel/DQT8Y0WgE-X/?igsh=MWRncjBoczllZGo0dw== |
PJ032-2023 |
Aleitamento
Materno: promoção, proteção e apoio |
EREMITA VAL
RAFAEL |
|
14 |
https://www.instagram.com/reel/DQf3U5VkWCd/?igsh=MW1hcXNldmJyeDNwMQ== |
PJ212-2024 |
DESVENDANDO A
ENGENHHARIA DE ALIMENTOS |
FRANCINEIDE
FIRMINO |
|
15 |
https://www.instagram.com/reel/DQbyIJcDbhE/?igsh=MWJseGJ4dDB1bGdkYQ== |
PJ035-2022 |
Educar Para
Cuidar: Rastreamento da Hanseníase em Região Hiperendêmica do Nordeste
Brasileiro |
FRANCISCA
JACINTA FEITOZA DE OLIVEIRA |
|
16 |
https://www.instagram.com/reel/DQc_ejujeLz/?igsh=eW85ZXg4aW55b2Vi |
PJ109-2024 |
Projeto
ENTRETEXTOS |
ILZA DO SOCORRO
GALVÃO CUTRIM |
|
17 |
https://www.instagram.com/reel/DQeD9UUjo5h/?igsh=ejJpbWs3eWh1dWZy |
PJ106-2022 |
AÇÕES DE ENFERMAGEM
EM GINECOLOGIA E OBSTETRICIA |
IOLANDA GRAEPP
FONTOURA |
|
18 |
https://www.instagram.com/reel/DQUhl3SEYxu/?ighs=MWNkNmd3dGx1d252dw== |
PJ150-2023 |
PROJETO DE
EXTENSÃO MAIS HOSPITALIDADE: formação continuada para trabalhadores de
hotelaria e turismo |
JONILSON COSTA
CORREIA |
|
19 |
PJ123-2021 |
Turismo e
Governança: Ações de Extensão no Âmbito da Promoção e Cultura do Polo
Turístico São Luís |
JONILSON COSTA
CORREIA |
|
|
20 |
PJ107-2024 |
TOUR PEDAGÓGICO
NOS LUGARES DE MEMÓRIA |
KLAUTENYS
DELLENE GUEDES CUTRIM |
|
|
21 |
https://www.instagram.com/reel/DQegsuJDib1/?igsh=MWI4bGFpb255amc5OQ== |
PJ064-2024 |
Plantão do
riso: promoção da saúde de um jeito diferente |
LUECYA ALVES DE
CARVALHO SILVA |
|
22 |
https://www.instagram.com/reel/DQfQNXmk64j/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== |
PJ147-2024 |
EXPLORANDO O
SOLO SOB NOSSOS PÉS: MINI MUSEU CONECTANDO A UNIVERSIDADE À COMUNIDADE
ESCOLAR |
LUMA CASTRO DE
SOUZA |
|
23 |
https://www.instagram.com/reel/DQRsT1nEW3Q/?igsh=OGZvd29qczZ5YW15 |
PJ165-2024 |
Educação do
Campo e Educação Comunitária Quilombola |
PEDRO HENRIQUE
GOMES XAVIER |
|
24 |
https://www.instagram.com/reel/DQc8MUqj-Rp/?igsh=cW85bm45bHhnc3dw |
PJ044-2023 |
Atendimento
odontológico multidisciplinar a crianças e adolescentes com traumatismo
dental |
PIERRE ADRIANO
MORENO NEVES |
|
25 |
https://www.instagram.com/reel/DQflbOQjZU6/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA== |
PJ142-2024 |
AÇÃO DA
ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO EM DOR CRÔNICA |
ROSILDA SILVA
DIAS |
|
26 |
https://www.instagram.com/reel/DQeqQyfjqvC/?igsh=MW94cTJwcnoycjB4Yg== |
PJ0061-2024 |
IGUALDADE DE
GENERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA |
VANDA MARIA
LEITE PANTOJA |